O Ceará derrotou o Duque de Caxias por 1 x 0 em partida disputada na noite desta sexta-feira (23/10), no Castelão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. Com a vitória, o time nordestino chegou aos 59 pontos e manteve a terceira posição se aproximando cada vez mais do acesso à primeira divisão. Já o Duque de Caxias permanece no 12º lugar com 40 pontos.
[SAIBAMAIS]O resultado fez justiça ao melhor futebol apresentado pelo Ceará, principalmente no primeiro tempo. Na etapa final, com um homem a menos, o Alvinegro cearense se preocupou apenas em administrar a vantagem.
Na próxima rodada, o Ceará vai encarar o Ipatinga no interior mineiro enquanto o Duque de Caxias vai receber o Atlético-GO.
O jogo
O Ceará começou a partida no ataque enquanto o Duque de Caxias, bastante cauteloso, concentrava todos seus jogadores dentro de seu campo para atrapalhar as manobras da equipe nordestina. O time da casa trocava muitos passes no meio campo, mas não conseguia criar espaços para a conclusão das jogadas.
Aos 9 minutos o time da Baixada Fluminense tentou surpreender o Ceará com um lançamento longo para o atacante Edivaldo. O goleiro Lopes saiu do gol para abafar a jogada e o artilheiro do Duque acabou chutando sem qualquer perigo.
O Ceará abriu o marcador aos 12 minutos em sua primeira jogada de ataque bem tramada. A bola acabou na direita com Preto que cruzou para a cabeçada certeira do veterano Geraldo. Aos 15, os cearenses perderam uma ótima chance para marcar: o atacante Misael foi lançado na corrida, passou pelo goleiro Vinicius, mas chutou para fora.
O time comandado pelo técnico PC Gusmão desperdiçou mais duas chances: aos 17, com Misael, e aos 18, com Preto, que cabeceou em cima do zagueiro Gustavo quando o goleiro já estava batido. Só aos 25 minutos é que o Duque de Caxias chegou com perigo em chute de Edivaldo que foi bem defendido pelo goleiro Lopes.
O Ceará desperdiçou sua última chance no primeiro tempo aos 40 minutos com o lateral Boiadeiro que tabelou com um companheiro e chutou na rede pelo lado de fora.
No segundo tempo, aos 6 minutos, Careca colocou a mão na bola e como já tinha cartão amarelo acabou expulso de campo. Com um jogador a mais, o Duque de Caxias passou a pressionar e quase empatou aos 7 minutos, com um chute de Edivaldo que assustou o goleiro Lopes.
Acuado, o Ceará adotou uma posição mais defensiva para manter o resultado. Aos 13 minutos no seu primeiro ataque no segundo tempo, Misael invadiu a área pela esquerda e cruzou para Preto que chutou em cima do zagueiro Jailson.
O técnico Gilson Kleina modificou o time carioca tornando-o mais ofensivo enquanto o Ceará pouco se aventurava ao ataque, preferindo concentrar suas forças para defender o resultado. O Duque poderia ter empatado aos 29 minutos, mas Edivaldo demorou demais a chutar e acabou desarmado.
O Ceará ainda teve uma última chance para ampliar o placar aos 44 minutos, mas o goleiro Vinicius fez grande defesa.