"O brasileiro é um povo particular porque é muito talentoso, mas este talento precisa ser organizado. Sem técnica, sem treinamento profissional é impossível progredir". É assim que Vitaly Petrov, o treinador de Yelena Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara, define o atletismo brasileiro. O ucraniano trabalha desde 2001 com Fabiana Murer e outros atletas do técnico Élson Miranda.
Em São Paulo ministrando clínicas, Petrov fez questão de elogiar o desenvolvimento de novos talentos do salto com vara, como as jovens Sara Santos, Cláudia Vitória e Thiago Braz. No entanto, Élson Miranda prefere não citar nomes e explica o motivo "A Fabiana, quando começou a fazer esse trabalho, tinha 23 anos, saltava 3,90m. Hoje ela compete com as meninas que na mesma idade, quando ela começou, saltavam 4,60m e ela salta 4,80m", disse. "A evolução dela foi muito mais rápido do que das outras", completou.
Elogiada por Petrov, Sara mostra-se bastante otimista com relação a seu futuro e já começa a fazer projeções. "Minha vontade é já estar em Londres, competindo nas Olimpíadas e em 2016 quem sabe sendo a campeã olímpica", afirmou. "Tenho bastante expectativa em mim, me cobro bastante e tenho muita vontade de corresponder", concluiu.
Murer também demonstra estar bem motivada com seus resultados. Em 2009, a brasileira conseguiu a segunda melhor marca do ano, 4,82m, e espera melhorar na próxima temporada, pensando já em bater Isinbayeva. "Meu grande objetivo é fazer um salto bonito, bom tecnicamente, que aí é um salto alto, e se ela estiver num dia ruim e eu estiver num dia bom, pode ser", diverte-se.
Além de responsável por projetar Isinbayeva para o atletismo mundial, Petrov também foi treinador de Serguei Bubka, recordista mundial do salto com vara masculino, com 6,14m, marca conquistada em 1994.