Três fortes candidatos ao título podem praticamente garantir nesta quinta-feira as suas classificações para a fase mata-mata da Liga Europa, competição que substitui a Copa da Uefa a partir desta temporada no Velho Continente.
Dono da melhor campanha do torneio após duas rodadas da fase de grupos (marcou oito gols e sofreu apenas dois), o Shakhtar Donetsk tenta manter 100% na chave J contra o Toulouse, vice-líder com quatro tentos, em casa.
Vindo de goleada por 5 x 1 sobre o Karpaty, resultado que deixou o time a quatro pontos do líder Dínamo de Kiev no Campeonato Ucraniano, o Shakhtar aposta na sua legião de brasileiros formada por Ilsinho, Jadson, William, Fernandinho e Luiz Adriano para superar os franceses, que ocupam apenas a 12; posição em sua liga nacional.
Quem também conta com um ;brasileiro; para disparar na liderança na Liga Europa é o Sporting. O time lisboeta terá como principal arma o atacante naturalizado português Liedson, que vive ótima fase, para superar na Letônia o Ventspils, vice-líder do grupo D com dois pontos.
"Será um jogo difícil, mas estamos corrigindo falhas e sei que vamos voltar a ser o Sporting", prometeu o ex-jogador de Corinthians e Flamengo, lembrando que sua equipe não faz boa campanha no Português (é apenas a quarta colocada, a dez pontos do líder Braga).
Por fim, outro forte candidato ao título que joga para manter 100% na Liga Europa nesta quinta-feira é o Werder Bremen. Vice-campeão da Uefa na temporada passada (perdeu a final para o Shakhtar a decisão), o time do zagueiro Naldo visita o Áustria Viena.
Após duas rodadas, a Liga Europa tem outros dois times que só obtiveram vitórias até o momento. Um deles é o surpreendente Salzburg, que tem tudo para manter a ponta do grupo G nesta quinta contra o lanterna Levski Sofia. Enquanto isso, Lazio e Villarreal, apontados como favoritos às duas vagas da chave nas oitavas antes de a bola rolar, se enfrentam em Roma. Ambos somam três pontos e ficariam distantes da classificação com mais um tropeço.
O quinto elemento do grupo dos 100% da Liga Europa é o Everton, que venceu AEK Atenas e Bate Borisov, da Bielo-Rússia, no competitivo grupo I e agora tem pela frente um difícil teste contra o Benfica, segundo colocado com três pontos, em Portugal.
"Precisamos da vitória, de qualquer maneira. Perdemos fora de casa na rodada anterior da Liga Europa (1 x 0 diante do AEK) e precisamos recuperar esses pontos. A competição é muito concorrida e cada jogo é como se fosse uma final para avançarmos", afirmou o zagueiro Luisão, que reaparece nos Encarnados depois de ter servido a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2010.
Confira os jogos desta quinta na Liga Europa:
Grupo A:
Timisoara-ROM x Anderlecht-BEL
Ajax-HOL x Dínamo Zagreb-CRO
Grupo B:
Valencia-ESP x Slavia Praga-TCH
Lille-FRA x Genoa-ITA
Grupo C:
Celtic-ESC x Hamburgo-ALE
Hapoel Tel Aviv-ISR x Rapid Viena-AUT
Grupo D:
Ventspils-LET x Sporting-POR
Hertha Berlin-ALE x Heerenveen-HOL
Grupo E:
Fulham-ING x Roma-ITA
CSKA Sofia-BUL x Basel-SUI
Grupo F:
Galatasaray-TUR x Dínamo Bucareste-ROM
Panathinaikos-GRE x Sturm Graz-AUT
Grupo G:
Salzburg x Levski Sofia
Lazio x Villarreal
Grupo H:
Sheriff-MOL x Twente-HOL
Steaua Bucareste-ROM x Fenerbahce-TUR
Grupo I:
BATE Borisov-BLR x AEK Atenas-GRE
Benfica-POR x Everton-ING
Grupo J:
Shakhtar Donetsk-UCR x Toulouse-FRA
Club Brugge-BEL x Partizan Belgrado-SER
Grupo K:
PSV Eindhoven-HOL x Copenhagen-DIN
Sparta Praga-TCH x CFR Cluj-ROM
Grupo L:
Áustria Viena-AUT x Werder Bremen-ALE
Athletic Bilbao-ESP x Nacional-POR