A pouco menos de oito meses para sediar a Copa do Mundo e sem treinador após a saída de Joel Santana na última semana, a África do Sul está perto de definir o seu novo comandante. De acordo com a Associação Sul-africana de Futebol (Safa), o responsável por treinar a equipe durante o Mundial de 2010 será anunciado na próxima sexta-feira. O principal favorito para assumir tal função é o brasileiro Carlos Alberto Parreira.
O presidente da Safa, Kirsten Nematandani, e os vices, Chief Mwelo Nonkonyana e Mandla Mazibuko, anunciaram a decisão para o mandatário da Comissão Parlamentar de Esportes, Butana Komphela.
"Eles me disseram que possuem um novo treinador e que a única coisa que falta é o anúncio para a nação, que será realizado nesta sexta-feira", confirmou Komphela ao jornal sul-africano Business Day.
De acordo com a publicação, Parreira tem negociado o seu retorno com a Federação do país desde o início da semana e chegarão a um acordo nesta quinta-feira, quando os dirigentes africanos chegarão ao Brasil para uma conversa com o experiente treinador. Caso o negócio seja concretizado, o treinador retomará o cargo pouco mais de um ano após deixá-lo.
A pressão sofrida por Joel Santana, que culminou na saída do Natalino do país, deverá ser encarada por Parreira em caso de retorno. Butana Komphela relembrou o pedido de demissão do comandante em 2008, quando deixou o cargo nos Bafana-Bafana para cuidar de problemas pessoais, para manifestar seu repúdio à contratação do técnico tetracampeão mundial pela seleção brasileira.
"O que impede ele parar de dizer que há alguém em sua família que está doente e desta vez ele nos deixa um pouco antes da Copa do Mundo?", perguntou-se o dirigente.