Famoso nos bastidores do futebol, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) expandirá seus trabalhos para o basquete. E a primeira vítima da instituição pode ser o armador Marcelinho Machado, do Flamengo, que será julgado após se envolver em confusão em um amistoso contra o Joinville e pode ficar até 270 dias suspenso, o que lhe impediria de participar da segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB).
O camisa 4 do rubro-negro foi indiciado em quatro artigos: o 250 (ato desleal), 255 (ato de hostil), 258 (atitude anti-desportiva) e 253 (tentativa de agressão). O Flamengo também pode ser multado entre R$ 10 e 200 mil. O supervisor da equipe, André Guimarães, responderá pelo artigo 187 (ofender moralmente o árbitro ou auxiliar em função).
Tudo isto porque Marcelinho cometeu falta antidesportiva no pivô Shilton no último dia 4 de outubro e após ser expulso recusou-se a sair de quadra e ficou no banco de reservas. A atitude do jogador irritou o árbitro Cristiano Maranho, que optou por encerrar a partida quando os catarinenses venciam por 27 a 23.
Shilton é outro que está na mira do novo STJD, indiciado no artigo 205 (dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida).