Apesar de não ter tido nada a ver com o surgimento de Robinho no time profissional do Santos, em 2002 (o time foi dirigido por Leão na conquista do Brasileiro), Vanderlei Luxemburgo teve participação efetiva no crescimento do futebol do camisa 7. Em suas mãos, Robinho, até então um driblador, também 'aprendeu' a chutar e foi um dos artilheiros do Peixe na conquista do bi nacional, dois anos mais tarde.
E é justamente esse profundo conhecimento do potencial do jogador que credenciou o treinador santista a fazer uma análise, mesmo à distância, do atual momento vivido pelo atleta, atualmente se recuperado de lesão e fora de combate no Manchester City.
"Robinho é um jogador acostumado a atuar em grandes clubes, em times que lutem por títulos, e é por isso que sua situação no Manchester City está tão complicada", opinou Luxa, em matéria veiculada pelo diário catalão Sport nesta terça-feira.
Na visão do comandante santista, o caminho para Robinho recuperar o futebol que encantou o planeta em um curto espaço de tempo é acertar, o mais rápido possível, sua transferência para o Barcelona, abertamente interessado em contratá-lo para a temporada de 2010.
"Oxalá que algo aconteça e que ele possa estar novamente em um grande clube. Estou torcendo para que ele possa ir ao Barcelona e tenha a chance de ganhar títulos novamente", finalizou o treinador do Alvinegro praiano.