Exercício de nome estranho, o supino é uma forma de levantamento de peso voltado principalmente para o desenvolvimento dos músculos peitorais. Bastante conhecido nas academias, é tão comum entre os homens como o agachamento é para as mulheres. Mas, para muitos levantadores de peso, a prática deixou de ser apenas uma forma de tonificar os músculos e manter a linha. Dezenas de atletas aderiram às competições e fazem do supino uma modalidade. Superar o próprio limite e levantar quilos e mais quilos é o grande desafio.
Não é à toa que os mais ;viciados; participam, inclusive, de torneios. A próxima competição já tem data marcada. O Campeonato Mundial Aberto de Supino e Terra será em dezembro e deverá reunir cerca de 100 atletas no Ginásio do Cruzeiro.
O organizador do evento é Kléber Caramello, dono de 10 títulos sul-americanos. Desde 2003, quando se mudou do Rio Grande do Sul para Brasília, ele promove campeonatos na cidade. Deu à disputa a conotação de mundial, apesar de a competição não fazer jus ao nome. ;Ano passado não veio ninguém de fora, mas sempre tem algum representante. Já vieram argentinos, americanos e portugueses;, jurou ele.
Frequentador assíduo das academias, Caramello começou a competir em 1997. Aos 34 anos, ele admite que também gosta da adrenalina dos bastidores. Dois dias antes do torneio, organiza e monta todo o aparato da competição com a ajuda de um amigo. ;A gente leva as barras, anilhas, presilhas, banco de supino e tudo o que for preciso. É uma verdadeira malhação;, diverte-se.
Alguns competidores abusam dos recursos avançados para conseguir resultados. Uma das estratégias dos levantadores de supino é usar a chamada camisa de força. Ela contrai os músculos, impedindo que alguma veia se rompa com os pesos. Com a pressão, ela acaba exercendo também uma ajudinha extra na hora de fazer força. ;Com certeza, é uma das opções de quem não quer se machucar;, afirmou.
Reunidos e devidamente aquecidos, os atletas têm três chances de performance cada um. Na primeira, precisa erguer, no mínimo, 48kg ; somados com o peso da barra. Em seguida, nas outras rodadas, os pesos devem ser aumentados. Das apresentações, apenas uma é contabilizada ; normalmente a mais pesada e, claro, aprovada pelos três árbitros que acompanham as provas. Em caso de empate, vence o atleta mais leve. Permanecendo a igualdade, o mais jovem leva a melhor.
ATENÇÃO ÀS REGRAS
Bandeira branca ; movimento válido
Bandeira vermelha ; movimento inválido
Se dois juízes derem bandeira branca, o atleta está classificado
DICAS PARA EVITAR LESÕES
# Treine com frequência e sob a orientação de um profissional
# Respeite seus limites
# Aqueça os músculos antes e depois dos exercícios
# Alimente-se bem à base de proteínas e carboidratos