Se nos resultados a rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro foi melhor para o Grêmio do que para o Inter, em termos de suspensões para o clássico do domingo, os colorados levaram a melhor. O Tricolor não poderá contar com Maxi López e Tcheco. O time de Mário Sérgio terá o desfalque de Fabiano Eller.
O lado azul do Rio Grande chega animado com a possibilidade de encostar no G4. O Grêmio está a cinco pontos do quarto colocado o São Paulo, que possui os mesmos 49 pontos do terceiro, o Inter. O Tricolor terá de encurtas a distância sem Maxi, que levou o terceiro amarelo em um lance em que não cometeu falta. "Foi a única vez que não fiz nada", desabafou o argentino após a vitória sobre o Coritiba. A reclamação foi tão acintosa pelo cartão recebido, que o capitão Tcheco também foi amarelado e ficará de fora. Outra ausência será o atacante Jonas, lesionado.
Na outra metade do estado, o zagueiro Fabiano Eller assistirá ao duelo das arquibancadas. Ele recebeu o terceiro amarelo diante do Fluminense e deverá ser a única ausência colorada no clássico.
Nos reforços para o jogo, o Inter também leva a melhor. Giuliano desembarca da seleção sub-20 para, a princípio, assumir a ala direita do time. Alan Kardec, que também defendeu o Brasil no Egito, será uma alternativa para o artilheiro Alecsadro. O substituto de Eller será Bolívar. O zagueiro cumpriu suspensão diante do Flu. A dúvida fica por conta de Taison. O atacante faz tratamento de uma pubalgia. No momento, a maior probabilidade é que ele tenha condições de jogo.
No Grêmio, o garoto Douglas Costa chegará da sub-20 com a responsabilidade de substituir Tcheco. Outra possibilidade seria a sua entrada no ataque, ou ao lado de Perea ou de Herrera. O volante Adilson volta ao time. Ele pode colocar Túlio na reserva, ou então, ocupar a vaga deixada pelo capitão, em uma escalação com três volantes.
Se nas ausências e nos reforços, o Grêmio, teoricamente, está em desvantagem, Paulo Autuori poderá fazer um mistério maior para o clássico no Beira-Rio.