Pela segunda vez na temporada do Campeonato Inglês, o Chelsea sofreu uma derrota. Na manhã desta sábado, os Blues jogaram no Villa Park e perderam por 2 x 1, graças as falhas individuais na defesa e da ótima atuação do goleiro norte-americano Brad Friedel, de 38 anos.
O marfinense Didier Drogba, marcou o primeiro gol da partida logo aos 14 minutos do primeiro tempo, chutando de fora da área. Esta foi a sétima vez que o atacante de 31 foi vai às redes na Premier League, onde se tornou vice-artilheiro com um tento a menos que o espanhol Fernando Torres, do Liverpool.
Porém, começou a brilhar a estrela do meia Ashley Young (que atuou apenas uma partida pela seleção da Inglaterra nestas Eliminatórias), de 24 anos. Aos 31 da primeira etapa o camisa 7 cobrou escanteio e o zagueiro irlandês Richard Dunne aproveitou bobeira da zaga do Chelsea e completou de cabeça para empatar a partida.
No segundo tempo, Young levantou na área e o goleiro tcheco Petr Cech, de 27 anos, saiu de maneira estabanada e sequer encostou na bola, deixando o outro zagueiro do Villa, o galês James Collins, livre para virar o jogo aos 6 minutos.
Com o placar adverso, brilhou a estrela do veterano goleiro Friedel, que foi decisivo para evitar o empate dos Blues em chutes de Deco e Malouda. O técnico Carlo Ancelotti tentou dar mais vigor ao time colocando Ivanovic e Joe Cole, mas a maior posse de bola e maior número de chutes a gol de sua equipe não foi eficaz suficiente para converter as oportunidades.
Assim, o Chelsea segue líder do Campeonato Inglês com 21 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Manchester United ainda neste sábado, já que os Red Devils tem 19 pontos e enfrentam o Bolton no Old Trafford às 11 horas.
Já o Aston Villa saltou para 16 pontos e se igualou, temporariamente, com Tottenham e Manchester City, que também não jogaram pela nona rodada do torneio.