Atual campeão da Liga das Américas e atual vice-campeão brasileiro, o Universo, reforçado por dois jogadores - o ala/armador Nezinho, que volta à equipe depois de ter sido fundamental na vitoriosa campanha do título nacional em 2007, e o ala/pivô Guilherme Giovannoni -, entra em quadra hoje à noite, às 19h30, na cidade de Paraná, capital da província de Entre Ríos, na Argentina, para a estreia na Liga Sul Americana de Clubes. O rival é o Club Libertad, do Paraguai, e o desafio será o primeiro dos três que os candangos terão neste fim de semana.
Disputada por 12 equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, divididas em três grupos, que jogam em locais e datas distintas, a Liga Sul-Americana tem um formato que dá pouquíssima margem a erros. Apenas os primeiros colocados de cada grupo avançam ao quadrangular final e a eles se junta o melhor segundo colocado dos três grupos.
Cientes disso, o técnico Lula Ferreira e os jogadores sabem que não dá para vacilar. Assim, uma vitória hoje torna-se fundamental. "Não podemos nem pensar em perder. É uma fase em que só se classifica um time e temos que entrar forte para conseguir ganhar os três jogos", reforça o pivô Mineiro, que conversou ontem com o Correio por telefone.
"O time deles (Club Libertad) está reforçado por três jogadores norte-americanos", lembrou o técnico Lula Ferreira. "Não os conheço, mas, de qualquer forma, isso já confere uma qualidade extra à equipe. Então, não podemos dar bobeira. Vamos disputar três decisões e a primeira é amanhã (hoje)".
Com um time ainda mais forte do que o do ano passado e com um elenco que tem dois atuais campeões da Copa América com a Seleção Brasileira (Alex e Giovannoni) e outros que já defenderam o Brasil, como Valtinho, Nezinho e Arthur, o Universo é o favorito. Mas, na prática, as coisas são diferentes e o time candango tem que provar sua superioridade na quadra.
Amanhã, também às 19h30, o rival é o Universidad de Concepción, do Chile. No domingo, o Universo fecha sua participação, duelando contra os donos da casa, o Juventud Sionista que, em teoria, é o adversário mais difícil.
Adeus ao gigante
Morreu ontem, em Campinas, aos 66 anos, Emil Rached, o "gigante" do basquete brasileiro. Ele tinha 2,20m e sofreu uma parada cardíaca. Além da carreira esportiva, ele ficou conhecido pela sua participação em programas humorísticos da tevê e em filmes. Rached jogou no Palmeiras, no Botafogo e no Corinthians, entre outros, e na Seleção Brasileira foi bronze no Mundial do Uruguai (1967) e ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cali (1971).
As armas candangas
» Técnico: Lula Ferreira
» Nome: Guilherme Giovannoni
» Data de nascimento: 2 de junho de 1980
» Local: Piracicaba (SP)
» Altura: 2,04m
» Posição: Ala/pivô
» Nome: Alex Ribeiro Garcia
» Data de nascimento: 4 de março de 1981
» Local: Orlândia (SP)
» Altura: 1,91m
» Posição: Ala
» Nome: Arthur Luiz Belchor Silva
» Data de nascimento: 30 de setembro de 1982
» Local: Brasília (DF)
» Altura: 2,00m
» Posição: Ala
» Nome: Rafael Rodrigues (Mineiro)
» Data de nascimento: 17 de outubro de 1987
» Local: Passa Tempo (MG)
» Altura: 2,13m
» Posição: Pivô
» Nome: Rodrigo Alves Maistro (Biro)
» Data de nascimento: 31 de outubro de 1987
» Local: Piracicaba (SP)
» Altura: 1,90m
» Posição: Ala/armador
» Nome: Welington Santos (Nezinho)
» Data de nascimento: 21 de janeiro de 1981
» Local: Araraquara (SP)
» Altura: 1,85m
» Posição: Armador
» Nome: Frederico R. dos Santos (Rossi)
» Data de nascimento: 9 de abril de 1980
» Local: Brasília (DF)
» Altura: 1,97m
» Posição: Ala
» Nome: Tchiêlo Lisboa Camboim
» Data de nascimento: 23 de fevereiro de 1991
» Local: Brasília (DF)
» Altura: 2,00m
» Posição: Ala
» Nome: Valter A. da Silva (Valtinho)
» Data de nascimento: 31 de janeiro de 1977
» Local: Rio Claro (SP)
» Altura: 1,85m
» Posição: Armador
OS CONFRONTOS
Grupo A
Local: Paraná (Argentina)
Hoje
19h Universo (BRA) x Club Libertad (PAR)
21h30 Sionista (ARG) x Concepción (CHI)
Sábado
19h Universo (BRA) x Concepción (CHI)
21h30 Sionista (ARG) x Libertad (PAR)
Domingo
19h Concepción (CHI) x Libertad (PAR)
21h30 Sionista (ARG) x Universo (BRA)