Se Dunga pretendia sanar algumas dúvidas nos jogos contra Bolívia e Venezuela, a tática não deu certo. Mesmo dona da confiança do torcedor, a seleção brasileira continua com alguns pontos de interrogação no elenco que vai disputar a Copa do Mundo de 2010.
Dois jogadores tiveram uma oportunidade preciosa contra os venezuelanos, nesta quarta-feira, no estádio Morenão, em Campo Grande. Na lateral esquerda, posição sem um titular absoluto na atual seleção, Filipe Luís assumiu a vaga de André Santos, mas esteve tímido em campo.
"Acho que ainda tenho tempo de garantir minha vaga, mas a concorrência será grande, temos grandes jogadores na posição como o Kléber, o Marcelo, o Fábio Aurélio. Espero aproveitar meu momento trabalhando pouco a pouco", disse o jogador do Deportivo La Coruña, da Espanha.
No meio-campo, Lucas aproveitou a ausência de Felipe Melo e formou a dupla de volantes com Gilberto Silva. O astro do Liverpool, da Inglaterra, também pouco se destacou. "Tentei aproveitar a chance, procurei fazer o que o professor me pediu, o meio-campo é um setor de muita responsabilidade", explicou.
No setor de criação do meio-campo, Diego Souza recebeu uma oportunidade apenas contra a Bolívia, mas foi outro a negar fogo. Diante da Venezuela, o destaque do Campeonato Brasileiro nem sequer entrou em campo por alguns minutos.
"Estou ciente de que não fui tão bem diante da Bolívia. A altitude realmente atrapalhou meu desempenho. Esperava uma nova chance contra a Venezuela, mas sei que a expulsão (do zagueiro Miranda) prejudicou algumas substituições", analisou o representante palmeirense, sem esconder a frustração.
Já os 'reservas' da defesa e do ataque parecem mais perto da Copa. Os zagueiros Luisão e Miranda e o atacante Nilmar ganharam uma sequência e possuem uma condição um pouco mais estável junto a Dunga.
Ainda assim, a ordem é seguir com empenho nos clubes de origem, até pela grande concorrência no futebol brasileiro. "Terei muito trabalho até a convocação final. Foi importante estar nesta última convocação das Eliminatórias, mas ainda restam amistosos e precisamos mostrar que estamos bem", decretou Nilmar.