Eliminada da Copa do Mundo antes desta última rodada, a seleção colombiana surpreendeu nesta quarta-feira e derrotou o Paraguai pelo placar de 2 x 0, em pleno estádio Defensores Del Chaco, na cidade de Assunção. Com o resultado, a equipe do lateral esquerdo Armero, do Palmeiras, impediu os adversários de terminarem as Eliminatórias Sul-americanas na primeira colocação, mantendo o Brasil na ponta ao final do torneio.
Bem postada no campo defensivo e apostando nos contra-ataques, a Colômbia chegou aos dois gols por intermédio de duas jogadas oriundas dos pés do lateral palmeirense. Com duas assistências, Armero acabou sendo o principal destaque da vitoriosa despedida colombiana do qualificatório para o Mundial da África do Sul.
Podendo terminar as Eliminatórias na liderança, o Paraguai tomou as primeiras iniciativas e atacou a Colômbia. Entretanto, o excelente posicionamento da retaguarda visitante impedia qualquer ação mais agressiva dos donos da casa. Apostando nos contra-ataques, o time do técnico Eduardo Lara levava perigo ao gol de Justo Villar.
A segunda etapa começou com outro panorama e apresentando um Paraguai mais agressivo. Logo aos 11 minutos, Nelson Valdéz cruzou para a área e encontrou Osvaldo Martínez, que desviou de cabeça na direção do gol. Caprichosamente, o esférico bateu no travessão de David Ospina e minou o grito de alegria dos torcedores no Defensores Del Chaco.
A resposta dos colombianos veio da pior forma para os donos da casa. Aos 16 minutos, Pablo Armero fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou na medida para Gustavo Ramos. O jogador dominou no peito com categoria e tocou forte, na saída de Villar, para abrir o placar. O gol abateu os donos da casa, que visivelmente diminuíram o ímpeto ofensivo.
Assim, aos 35 minutos, a Colômbia aproveitou um belíssimo contra-ataque para definir o marcador. Armero dominou na intermediária e serviu com maestria Hugo Rodallega. Com categoria, o atacante ganhou da zaga adversária e tocou na saída de Villar, garantindo três pontos 'frustrantes' para os visitantes.