Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Chile faz festa e pega Equador para 'dar força' à Argentina

Classificado antecipadamente para a Copa da África do Sul e de volta aos Mundiais após duas edições ausente, o Chile entrará no estádio Monumental para encarar o Equador, nesta quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), sob clima de festa total. Com direito à presença da presidente do país, Michelle Bachellet, nas tribunas de honra, os comandados de Marcelo Bielsa tentarão nova vitória para sacramentar a excelente campanha nas Eliminatórias.

Atualmente na terceira posição, com 30 pontos, os donos da casa poderão terminar a competição até como líderes, desde que consigam um resultado expressivo e contem com uma surpresa da Venezuela para cima do Brasil, atual ponteiro, com 33 pontos e 22 gols de saldo - o Chile tem nove.

De quebra, em caso de vitória, o Chile poderá beneficiar diretamente a ;mãe-pátria; de seu treinador, já que a Argentina conta com um tropeço do Equador para garantir, independentemente do resultado do jogo contra o Uruguai, a chance de disputar, ao menos, a repescagem por uma vaga na África do Sul.

"Torço para que a Argentina vá à Copa", avisou El Loco, alçado à condição de ídolo no Chile e colocado pelos torcedores locais como ;candidato; à presidência do país, tamanha sua popularidade junto aos apaixonados pela seleção nacional.

Independentemente da festa que cercará o encontro e da possibilidade de ajudar ;sua; Argentina a chegar ao Mundial da África do Sul, Bielsa exigiu a conquista dos três pontos por um motivo simples: terminar as Eliminatórias com chave de ouro.

"Queremos terminar da melhor forma: ganhando", avisou o treinador, que viu seu discurso ser ampliado nas palavras dos atletas. "Nossa torcida apoiou o tempo todo e merece uma vitória na despedida para que possamos fechar essa fase de maneira positiva", analisou o goleiro Claudio Bravo.

Suspensos pelo segundo cartão amarelo recebido na vitória sobre a Colômbia, em Medellín, os meio-campistas Matías Fernandéz e Carlos Carmona não poderão atuar, assim como Fabian Orellana, expulso de campo ante os colombianos, e Mark González, machucado.

Para compensar tantas ausências, Marcelo Bielsa poderá contar com os retornos do zagueiro Gonzalo Jara e do atacante Alexís Sanchez, que cumpriram automática. Rodrigo Tello será a terceira novidade, atuando pela lateral esquerda.

Por um ;milagre;: Apesar de depender de uma vitória pura e simples para garantir ao menos presença na repescagem, os equatorianos encaram a missão de derrotar o Chile em Santiago como um verdadeiro ;milagre;.

Sem poder contar com três jogadores importantes - os volantes Noboa e Valencia, suspensos, além do zagueiro Espinoza, machucado -, o técnico Sixto Vizuete passou somente uma orientação aos seus atletas: não desistam. E foi atendido.

"Vamos disputar a classificação contra o Chile nos esforçando, lutando e tratando de fazer tudo da melhor forma possível", prometeu o goleiro Elizaga. "Sabemos que é nossa última chance de ir ao Mundial e jogaremos com toda gana para que isso aconteça", emendou o capitão Iván Hurtado.

As novidades da equipe equatoriana para a partida serão as presenças de Jorge Guagua na defesa, Fernando Hidalgo e Jefferson Montero no meio-campo e do juvenil João Rojas na frente, substituindo o experiente Caicedo, por opção técnica.

"Está faltando um pouco de tranquilidade ao nosso ataque e tentarei dar meu melhor para acabar com esse problema", prometeu o garoto, que terá a chance de entrar para a história diante do Chile.

FICHA TÉCNICA:
CHILE X EQUADOR

Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 14 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Assistentes: Milcíades Saldívar e César Franco, ambos paraguaios

CHILE: Claudio Bravo; Gary Medel, Ponce, Jará e Rodrigo Tello; Arturo Vidal, Rodrigo Millar e Jorge Valdivia; Alexis Sánchez, Humberto Suazo e Jean Beausejour
Técnico: Marcelo Bielsa

EQUADOR: Elizaga; Reasco, Iván Hurtado, Guagua e Ayoví; Hidalgo, Castillo, Méndez e Jéfferson Montero; Benítez e João Rojas
Técnico: Sixto Vizuete