O Universo embarca hoje para a Argentina onde, na sexta-feira, entra em quadra para seu primeiro compromisso oficial na temporada 2009/2010: a 14; Liga Sul-Americana. À exceção do pivô Cipriano, que está contundido, será a primeira oportunidade que o técnico Lula Ferreira terá de trabalhar com todo o elenco com o qual buscará conquistar títulos e reforçar a condição de sua equipe como uma das melhores do país.
O Universo viaja com seus dois reforços, o ala-armador Nezinho e o ala/pivô Guilherme Giovanoni. Mas, na prática, o time atual tem três novos jogadores, já que pela primeira vez o ala-armador Biro, uma das promessas da equipe no último Brasileiro, finalmente poderá sentir o gostinho de defender o Universo oficialmente.
Rodrigo Alves Maistro, o Biro, chegou ao Universo em agosto do ano passado recebendo muitos elogios do técnico Lula Ferreira, que já apostava nele no COC Ribeirão, quando o jogador tinha somente 17 anos. Entretanto, Biro, hoje com 21 anos, sofreu uma grave contusão em 8 de novembro último, quando, em um amistoso contra o Minas Brasília, rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. Resultado: uma operação em 30 de janeiro deste ano e um longo período, de 6 meses, de recuperação.
Superado o problema, Biro participou da excursão do Universo à China no mês passado e atuou nas oito partidas que a equipe fez no Oriente. Ainda em busca do melhor ritmo de jogo, ele confessa que já sente um friozinho na barriga com a possibilidade de disputar a primeira partida oficial pelo time candango.
;Pode ter certeza que a expectativa é a melhor possível. No tempo que eu fiquei parado, procurei fazer tudo da melhor maneira para voltar bem;, lembrou. ;Com a chegada do Guilherme e do Nezinho, o time está ainda mais forte. Espero colaborar com o melhor que puder. É uma grande responsabilidade e todos vamos dar o nosso máximo para conseguir a classificação.;
Biro tem mesmo motivos para estar animado. Afinal, apesar de ainda ter uma longa carreira pela frente, pode-se dizer que ele já conhece bem o pior pesadelo dos atletas profissionais. A cirurgia no joelho direito não foi a primeira de sua história no esporte. Em 2005, quando estava no COC-Ribeirão, ele passou pelo mesmo drama, só que no joelho esquerdo. Uma contusão que, como a do ano passado, lhe levou à mesa de cirurgia e a um período de quase um ano longe do basquete.
Confira videorreportagem com o técnico Lula Ferreira:
Esquema perigoso
A Liga Sul-Americana é um teste de fogo para o Universo. O formato da competição não dá muitas margens a erros e, por isso mesmo, será um bom termômetro para que o técnico Lula Ferreira avalie como está sua equipe neste começo de temporada 2009/2010.
Dividida em três grupos de quatro times, a Liga reúne equipes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Além do Universo, o Minas (MG) e o Flamengo defendem as cores brasileiras. O Universo está no grupo A (veja tabela) e apenas uma equipe em cada grupo avança para o quadrangular final. O quarto classificado será o melhor segundo colocado dos três grupos. ;É um formato complicado. Mas vamos tentar assegurar logo essa classificação para, quem sabe, poder trazer para Brasília o quadrangular final, que seria uma bela festa para os 50 anos de Brasília;, adiantou.
Quem é ele
Nome: Rodrigo Alves Maistro (Biro)
Data de nascimento:
31 de outubro de 1987
Local: Piracicaba (SP)
Altura: 1,90m
Peso: 86kg
Principais resultados: ; campeão paulista pelo COC-Ribeirão (2005/2006) ; vice-campeão paulista pelo Ulbra/Rio Claro (2007/2008)