Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vitor Hugo Braga parte para o Mundial Júnior

Prestes a mudar de categoria, brasiliense se junta amanhã à Seleção Brasileira que disputará a competição em Paris, nos próximos dias 21 a 26

Além de representar o Brasil, ele será o único brasiliense no Campeonato Mundial Júnior de Judô, marcado para os dias 21 a 26 deste mês, em Paris. Pronto para se despedir dos campeonatos juvenis e juniores e entrar com tudo na categoria adulto, o judoca Vitor Hugo Braga, 19 anos, considera o momento um ;divisor de águas; e trabalha forte para não fazer feio em seu primeiro Mundial. ;Desde junho, tenho treinado seis horas por dia, de segunda a sábado. O trabalho era focado na parte física e de luta. Reduzi o ritmo só agora para não sobrecarregar o corpo;, conta. O judoca, que faz aniversário hoje, embarca amanhã para o Rio de Janeiro, onde vai se juntar à Seleção Brasileira.

Para conquistar vaga na equipe verde-amarela, Vitor fez uma melhor de três lutas contra Bruno Altoé, em 6 de setembro, na seletiva para o Mundial, em Cuiabá. Na primeira disputa, o brasiliense deu um wazari no rival. Na segunda, superou Altoé com um yoko sumigaeshi, uma técnica de sacrifício lateral, encerrando a disputa. ;Ganhei por duas lutas a zero. Foi difícil porque ele é um atleta forte;, lembra. No dia anterior, na disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no mesmo local, Vitor perdera para Altoé e ficara com a medalha de prata.

Bicampeão pan-americano júnior, pronto para começar sua carreira na sênior, o judoca tem certeza de que está bem preparado para o campeonato em Paris, que promete marcar sua história no esporte. ;Levo comigo todos aqueles que me ajudaram e ainda ajudam. Sou muito grato aos meus professores, Robert Marques, Arrais e Miura, aos meus amigos que colaboraram com meu treino, à minha família, pelo apoio. Sem dúvida, será em todos eles que pensarei durante a viagem e, sobretudo, antes das lutas.;

Estreia para uns, o Mundial também servirá de retorno aos tatames internacionais para outros. Exemplo disso é a judoca Mayra Aguiar. Representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, ela sofreu uma cirurgia no joelho em dezembro do ano passado. Agora, em uma categoria acima, luta na meio-pesado.

No ano passado, em Bangcoc (Tailândia), o Brasil teve sua melhor participação em mundiais da categoria em todos os tempos. Destaque para as judocas que conquistaram quatro das cinco medalhas verde-amarelas: dois ouros com Sarah Menezes (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg); uma prata com Mayra Aguiar (-70kg); e dois bronzes com Camila Minakawa (-63kg) e Victor Penalber (-73kg). O Brasil ficou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas entre 83 países, atrás apenas de Japão (11 medalhas, quatro ouros) e França (quatro medalhas, dois ouros e duas pratas).


Quem ele é

Nome: Vitor Hugo Tranquilini Braga
Idade: 19 anos (14/10/1990)
Altura: 1,90m
Peso: 89kg
Categoria: médio
Títulos: bicampeão pan-americano júnior
(2008 e 2009)
e prata no Brasileiro Júnior (2009)
Começo: aos 14 anos, por influência e apoio dos tios judocas Marcel e José Mário Tranquilini