O Guarani enfrentou dois adversários na noite desta terça-feira: o Duque de Caxias e a iluminação do estádio Brinco de Ouro da Princesa, que manteve a partida paralisada por 25 minutos. Mesmo com os dois empecilhos dentro de campo, o Bugre derrotou a equipe da Baixada Fluminense pelo placar de 2 x 1 e manteve a distância para o Vasco na líderança do Campeonato Brasileiro da Série B em apenas um ponto.
[SAIBAMAIS]
Com a vitória dentro de casa, o Guarani chegou aos 59 pontos e não deixou o Gigante da Colina escapar na ponta da competição. Também nesta terça-feira, o Vasco goleou o Vila Nova por 4 x 1 e sustentou a liderança da Série B. Em contrapartida, o Duque de Caxias estacionou nos 37 tentos, ocupando uma zona intermediária na tabela de classificação.
Ambas as equipes retornam a campo na próxima terça-feira, quando será realizada toda a 31ª rodada da Série B. Às 19h30, horário de Brasília, o Guarani encara o irregular Paraná, no estádio Durival de Brito. O Duque de Caxias, por sua vez, entra em ação apenas às 21h50 para receber o São Caetano, em Mesquita.
O jogo
Com a possibilidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, o Guarani tomou as primeiras iniciativas e procurou agredir o Duque de Caxias desde o apito inicial. Entretanto, o Bugre enfrentava muitas dificuldades no setor de meio-campo, dificultando o trabalho de Fabinho e Ricardo Xavier no ataque. Por outro lado, os fluminenses investiram na defesa e pouco ameaçaram os donos da casa.
O ímpeto ofensivo do Guarani acabou minado aos 21 minutos da primeira etapa, quando ocorreu uma queda parcial da energia no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Imediatamente, o árbitro Wilson de Souza Mendonça paralisou a partida por tempo indeterminado.
O problema se resolveu após 25 minutos e o confronto acabou tendo o mesmo ritmo de antes da paralisação. Contudo, o Guarani pecava na criação das jogadas e era barrado pelo ferrolho defensivo do Duque de Caxias. A melhor chance do primeiro tempo aconteceu apenas aos 70, quando Ricardo Xavier cruzou para o meio da área, na direção de Fabinho. No meio do caminho, o zagueiro Pessanha desviou contra o próprio patrimônio e exigiu uma grande defesa de Vinícius.
Na segunda etapa, o Guarani seguiu melhor dentro de campo e teve duas chances de abrir o placar antes dos 10 minutos de jogo. Aos cinco minutos, Fabinho lançou Léo Mineiro na entrada da área e o meio-campista arriscou para excelente defesa de Vinícius. Em seguida, Maranhão recebeu na ponta direita e chutou cruzado, a bola passou rente à trave do goleiro visitante.
Embalado pelas duas oportunidades no espaço de um minuto, o Guarani voltou a assustar aos 15, quando Ricardo Xavier cobrou falta com categoria por cima da barreira. Entretanto, a bola caprichosamente tocou a rede pelo lado de fora e arrancou gritos de gol de metade do Brinco de Ouro da Princesa. Porém, ambas as metades comemoraram, de fato, aos 25, com Fabinho.
Após lançamento na ponta esquerda, o atacante do Bugre arrancou para cima da defesa adversária, cortou o zagueiro do Duque com facilidade e bateu forte para abrir o placar para o Guarani. O lance concretizou o quarto gol de Fabinho no Campeonato Brasileiro da Série B.
A tranquilidade adquirida pelo Bugre ficou provada aos 30 minutos, quando os donos da casa ampliaram o placar e definiram a 18ª vitória do Guarani na competição. Fabinho recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e descolou um lindo passe para Léo Mineiro. Já dentro da pequena área, o camisa 7 dominou e tocou de perna esquerda para marcar o segundo tento no duelo.
No entanto, o Duque de Caxias ainda contou com a inspiração de Leandro Xaves para diminuir o marcador. Aos 43 minutos, o meia arriscou de longe e acertou o travessão do goleiro Léo. Entretanto, a bola desviou nas costas do camisa 1 do Guarani e entrou para as redes, no único momento ofensivo do Duque na segunda etapa.