No primeiro duelo entre as duas equipes, o Brasil goleou por 5 x 1 na fase de grupos do Mundial sub-20. Agora semifinal, a segunda partida entre os dois times mostrou bem mais equilíbrio. Mas também terminou com os brasileiros sorrindo. Nesta terça-feira, o time dirigido por Rogério Lourenço voltou a vencer a Costa Rica por 1 x 0, e se garantiu na final do torneio.
O Brasil decidirá a competição com Gana, que venceu a Hungria por 3 x 2 na outra semifinal, nesta sexta-feira, às 15 horas (de Brasília), fazendo assim uma reedição da final de 1993, vencida na ocasião pela seleção brasileira. Já a Costa Rica jogará parao terceiro lugar contra a Hungria, também na sexta, ao meio-dia.
Após um primeiro tempo sonolento, a Seleção seguiu tentando abrir espaços na retrancada defesa costarriquenha, e anotou seu tento em um gol inesperado de Alan Kardec, em uma das poucas conclusões efetivas à meta costarriquenha.
Com um amplo domínio na posse de bola, o Brasil não conseguiu ameaçar o goleiro Alvarado em muitas oportunidades, mas sempre rondou a área dos costarriquenhos. As melhores chances brasileiras foram em uma cabeçada sem força de Alex Teixeira, que passou ao lado da trave, e em um chute de Souza após jogada de Maylson e passe de Giuliano.
Mesmo retrancada, a Costa Rica foi quem mais criou perigo. Aos 15 minutos, em uma falta teoricamente despretensiosa, o meio-campista Guzmán soltou uma bomba que tinha o ângulo como endereço certo, mas Rafael fez linda intervenção. O camisa 1 voltou a trabalhar ainda no fim da primeira etapa, defendendo um chute rasteiro de Urena.
Dando e tendo mais espaço, a seleção brasileira voltou mais apta a arriscar para a segunda etapa, e começou levando perigo com quatro minutos, com um chute de Paulo Henrique Ganso após bonita tabela com Alex Teixeira e Giuliano. Aos 10, quase que Souza abre o placar. Giuliano fez linda jogada individual pela direita e tocou quase na pequena área para o meio-campista, que chutou forte e o goleiro Alvarado fez ótima defesa no reflexo.
Com a Costa Rica assustando em chutes de longa distância, o panorama seguia o mesmo, até que, em um cruzamento de Bruno Bertucci, Alan Kardec recebeu na segunda trave e emendou uma bomba para o fundo das redes, garantindo assim o Brasil na decisão.
Em vantagem no placar, o Brasil tratou de se defender enquanto conseguiu, colocando mais força na marcação e anulando as tentativas ofensivas costarriquenhas, até as mais desesperadas, quando até o goleiro Alvarado apareceu na área brasileira.
FICHA TÉCNICA - BRASIL 1 X 0 COSTA RICA
Data: Terça-feira, 13 de outubro
Horário: 15h (de Brasília)
Local: Estádio Internacional do Cairo, no Cairo (Egito)
Árbitro: Alberto Undiano (Espanha)
Auxiliares: Fermin Martínez e Juan Yuste Jimenez (ambos da Espanha)
Gol: Alan Kardec, aos 22 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: BRASIL: Maylson, Renan, Giuliano e Diogo COSTA RICA: Mena, Smith, Blanco e Leal
BRASIL: Rafael; Wellington Júnior, Dalton, Rafael Tolói e Diogo (Bruno Bertucci); Souza, Maylson (Renan), Giuliano, Paulo Henrique Ganso e Alex Teixeira (Boquita); Alan Kardec
Técnico: Rogério Lourenço
COSTA RICA: Alvarado; Mena, Smith, Gutierrez e Blanco; Hernandez, Martinez (Castro), Oviedo e Estrada (Guevara); Madrigal (Hernandez) e Urena
Técnico: Ronald González