Com a chegada do técnico Muricy Ramalho ao Palmeiras, o meio-campista Diego Souza foi elevado ao status de craque do elenco. Não por menos: nas três derrotas que sofreu no comando da equipe, o treinador não pôde contar com o jogador, seja por suspensão ou convocação para a seleção brasileira.
Em 19 de agosto, Diego cumpria suspensão e não enfrentou o Coritiba. O time foi batido por 1 x 0, com gol de pênalti sofrido nos últimos minutos. Em 13 de setembro, o jogador cumpriu suspensão e desfalcou a equipe no revés por 3 x 2 para o Vitória. O último insucesso foi o 3 x 0 para o Náutico, na segunda, por conta de uma convocação para a seleção brasileira, que disputa as Eliminatórias para o Mundial de 2010.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras teve ainda outra duas derrotas na competição - com Diego em campo. No revés por 2 x 1 para o Goiás, sob comando do técnico interino Jorginho, o meia foi autor de um golaço de fora da área. Na derrota por 2 x 0 para o Internacional - com Wanderley Luxemburgo à beira do gramado -, ele se destacou individualmente e acertou um perigoso cabeceio na trave.
"Costumo trabalhar passando a verdade para o time. Para mim, o Diego é o craque do Palmeiras", disse Muricy em entrevista recente ao Mesa Redonda, da TV Gazeta. "Temos um time muito bom com todas as peças, mas sem o Diego Souza e o Cleiton Xavier a gente perde muito. Não posso me enganar, tenho que admitir esta dificuldade para resolver", continuou o comandante palmeirense.
De acordo com a assessoria de imprensa do Palmeiras, Diego tem retorno previsto ao clube para o início da tarde de quinta-feira, um dia depois do jogo entre Brasil e Venezuela. Além dele, voltam ao time contra o Flamengo, no domingo, o lateral esquerdo colombiano Pablo Armero e o volante Edmílson.