Os principais candidatos ao título nacional atravessam um momento complicado no Campeonato Brasileiro. Afinal, empates e derrotas inesperadas atrapalharam os postulantes ao troféu na busca por uma arrancada. Para o técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, os times mais bem colocados vêm enfrentando dificuldades por conta da indefinição da parte de baixo da tabela.
"Todos os jogos são decisivos, pois a briga embaixo não está definida. Nos anos anteriores, havia um ou dois clubes em situação definida por rebaixamento, o que praticamente garantia três pontos aos outros. Mas, nesta edição, não tem time já rebaixado e isso melhora o nível", analisou o comandante, antes de citar exemplos.
"O campeonato chegou a um ponto em que o Sport conseguiu empates contra Grêmio e Goiás, que são bons times. Ou seja, mesmo mal classificado, o Sport colocou dificuldades a dois concorrentes diretos nossos", comentou.
Justamente pela dificuldade nesta competição, Ricardo Gomes evita compará-la às três edições anteriores, quando o Tricolor foi campeão com 78 pontos (em 2006), 77 (em 2007) e 75 (em 2008).
Nesta temporada, se vencer os nove jogos que lhe restam até o fim, o Tricolor chegará a 76 pontos. Mas o técnico nem sonha em atingir este número. "Os campeonatos anteriores não servem de parâmetro, porque este está muito mais equilibrado. Não tem clube já rebaixado", ponderou.
O São Paulo é o vice-líder do Brasileirão, com 49 pontos, e foi beneficiado justamente pela derrota do Palmeiras para o ameaçado Náutico, na segunda-feira.