A força das seleções africanas nas categorias de base foi comprovada mais uma vez nesta terça-feira. Atuando diante da Hungria, em Cairo, os garotos de Gana não tomaram conhecimento do rival europeu e, com uma incontestável vitória por 3 x 2, garantiram presença na final da Copa do Mundo Sub-20, que está sendo disputada no Egito.
Mais uma vez, o grande destaque dos africanos foi o atacante Dominic Adiyiah. Autor dos dois primeiros gols da vitória (o terceiro foi anotado por Quansah), o atacante do Fredrikstad, da Primeira Divisão Norueguesa, chegou a oito no torneio e se isolou ainda mais como principal artilheiro da competição.
O placar apertado do duelo desta terça não refletiu com exatidão o que aconteceu dentro das quatro linhas, já que a superioridade dos ganeses, especialmente no primeiro tempo, foi total desde o apito inicial. Logo aos dez minutos, Adiyiah levou a melhor sobre a retaguarda rival e abriu o marcador para os campeões africanos.
A vantagem não fez com que os ganeses diminuíssem o ritmo e as chances de gol continuaram se sucedendo até o final do primeiro tempo, mas coube ao próprio Dominic Adiyiah, aos 31 minutos, balançar as redes pela segunda vez e determinar boa vantagem na descida para os vestiários.
Na volta para o segundo tempo, a seleção da Hungria promoveu duas alterações de uma só vez, sacando o goleador Németh, do Liverpool (emprestado ao AEK), e Présinger, para as entradas de Varga e Balajti, respectivamente. Os europeus melhoraram sensivelmente o desempenho na etapa final, mas as primeirsa chances de gol pararam nas mãos do inspirado goleiro Agyei e também na trave africana, em chute de Balajti.
Futács, com um chute colocado, aos 30 da etapa final, conseguiu levar a melhor sobre a defesa de Gana, colocando fogo no jogo nos últimos minutos do duelo. A Hungria pressionou e abriu espaços, mas não conseguiu chegar à igualdade. Em um rápido contra-ataque, Quansah encheu o pé e ampliou: 3 x 1. Faltando sete minutos para o apito final, Balajti marcou o segundo dos húngaros, mas não houve tempo para buscar o empate.
O adversário de Gana na decisão da próxima sexta-feira, às 15 horas (de Brasília), também em Cairo, sairá do confronto entre Brasil e Costa Rica. No caso de o Brasil ficar com a vaga, os times reeditarão a decisão do Mundial de 1993, vencida pelo time canarinho. O perdedor do duelo disputará o terceiro lugar contra a Hungria, também na sexta, ao meio-dia.