A semifinal do Campeonato Sul-Americano será 100% brasileira. Primeiro, Brasil Vôlei Clube/São Bernardo e Sada Cruzeiro venceram seus compromissos e avançaram na última quinta-feira. No mesmo dia, Cimed e Vivo/Minas também triunfaram e se classificaram para a próxima fase em Florianópolis.
No terceiro jogo do dia no Ginásio Capoeirão, a Cimed venceu os colombianos do COC por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/11 e 25/12. Em seguida, no melhor jogo torneio, o Vivo/Minas chegou a estar perdendo por 11/14 no tie-break, mas virou e ganhou do Unión de Formosa por 3 sets a 2, parciais de 25/15, 22/25, 24/26, 25/22 e 17/15, em 2h25min.
"Sabíamos que seria uma partida muito difícil. Os times argentinos são guerreiros, lutam até o fim. Vencemos bem no primeiro set, mas não conseguimos manter a concentração para o restante do jogo. Pecamos no setor defensivo, mas o importante foi conquistar a vitória", disse o técnico Marcos Miranda, o Marcão.
Já classificadas para a semifinal, as equipes brasileiras buscam a liderança de suas respectivas chaves em confronto direto. Às 18h desta sexta-feira, Cimed e Brasil Vôlei Clube disputam o primeiro lugar do Grupo A. Às 20h, Vivo/Minas e Sada Cruzeiro jogam pelo Grupo B.
Passada a vitória sobre o COC, Marcos Pacheco, técnico da Cimed, já estava com a cabeça no confronto brasileiro. "O jogo é muito importante. Será num ritmo completamente diferente das duas partidas que disputamos até agora. Vamos entrar com força total para buscar a vitória no clássico", afirmou.
Rubinho, treinador do time de São Bernardo, também prevê dificuldades após dois confrontos relativamente tranquilos no torneio continental. "Espero uma partida bastante equilibrada. Será o primeiro grande teste das duas equipes na competição", declarou.
Para os mineiros Sada Cruzeiro e Vivo/Minas, o clássico será regional. "Este jogo vai além do Sul-Americano. É um clássico do voleibol mineiro, que envolve tensão e rivalidade. Os adversários possuem grande qualidade técnica e tática. Acredito que será um bom jogo", disse Talmo de Oliveira, técnico do time cruzeirense.
André Nascimento, campeão olímpico em Atenas-2004, pretende usar sua experiência. "A partir de agora, será uma pedreira atrás da outra. O jogo de hoje foi muito difícil. Foi bom para entrarmos de vez no campeonato", disse. Antes dos duelos brasileiros, às 14h o COC pega o Club Nacional e às 16h o Unión de Formosa enfrenta o Club Deportivo.