Duque de Caxias e Ipatinga se enfrentam, nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), em Volta Redonda, pela 29; rodada da Série B do Campeonato Brasileiro em situações distintas. Em 15; lugar na tabela, com 34 pontos, o time carioca ainda luta para se afastar da zona de rebaixamento. O Tigre, com 39 pontos e na décima colocação, sonha com o acesso à elite do futebol brasileiro.
Nos últimos quatro jogos, o Duque de Caxias venceu dois, empatou um e perdeu outro. Se brilhou fora de casa, ao bater o América-RN por 1 x 0 e vencer o Bahia por 2 x 1, tem sofrido como mandante: foi superado pelo Vasco por 1 x 0 e ficou no empate sem gols com o Brasiliense, em partida que teve o recorde negativo de apenas 22 pagantes.
"Conseguimos resultados bons fora de casa, mas isso nem sempre vai acontecer. A permanência da equipe (na Série B) depende de como vamos jogar no Rio de Janeiro. Não podemos mais perder pontos em casa", afirmou o técnico Gílson Kleina.
Para isso, o treinador terá reforços no ataque. Além de Paulo Rodrigues, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo, Kleina poderá contar com a volta do artilheiro Edivaldo, recuperado de um edema no músculo adutor da coxa que o afastou do time por cerca de 50 dias.
Mesmo tendo ficado parado tanto tempo, Edivaldo, que já balançou as redes 12 vezes, está apenas um gol atrás dos líderes da artilharia: Marcelo Nicácio, do Fortaleza, Mendes, do Juventude e Élton, do Vasco.
No Ipatinga, o técnico Emerson Ávila também fará mudanças no ataque. Sem poder contar com Diego Silva, suspenso, e Márcio Diogo, contundido, ele promove a entrada de Joabe, 20 anos, ex-Cruzeiro.
O time também estará desfalcado do zagueiro Max e dos volantes Fernando Miguel e Leandro Brasília, todos punidos pelo terceiro cartão amarelo. Em compensação, o treinador terá o retorno do goleiro Fred, recuperado de um corte no supercílio, e do volante Lucas, que cumpriu suspensão na vitória por 2 x 1 sobre o ABC.
Apesar dos problemas, Emerson Ávila diz que o time tem condições de vencer fora de casa, mas ressaltou as qualidades do adversário. "Nossa idéia é sair para fazer três pontos. Claro que eles também precisam somar pontos. É uma equipe que ataca muito e tem jogadores de muita habilidade e a gente pode esperar um time muito ofensivo", analisou.
FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS x IPATINGA
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 9 de outubro de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Auxiliares: Antônio Luiz Guimarães Lugo e Carolina Alves dos Santos (ambos do MS)
DUQUE DE CAXIAS: Vinícius; Oziel, Gustavo, Santiago e Marquinho; Mancuso, Leandro Teixeira, Thiaguinho e Leandro Chaves; Paulo Rodrigues (Tony) e Leandro Cruz (Edivaldo)
Técnico: Gílson Kleina
IPATINGA: Fred; Alex Silva, Alessandro Lopes, Léo Oliveira e Marinho Donizete; Lucas, Max Carrasco, Evandro e Francismar; Marcelo Ramos e Joabe
Técnico: Emerson Ávila