O governo se reunirá nos próximos dias para definir os detalhes das obras referentes à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Em Brasília, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, anunciou a medida nesta quinta-feira e chegou a usar a expressão PAC (Pacote de Aceleração do Crescimento).
"O governo federal nos próximos dias vai fazer um conjunto de discussões, porque achamos que tem que ter um tratamento especial para 2014 e 2016. Podemos até chamar de PAC das Olimpíadas e um para a Copa", disse a ministra após a apresentação do 8º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento.
Uma das principais preocupações é a chegada ao Rio de Janeiro. Desta forma, a prioridade deve ser investir nos aeroportos e em trens de alta velocidade. Dilma ainda destacou que o governo federal e os governos estaduais devem agir de forma coordenada.
A ministra garantiu que o Brasil terá condições de realizar uma política de investimentos visando melhorar a mobilidade urbana e aumentar a participação dos mais jovens. "Essa mobilização não poderá ser apenas nas nossas escolas, mas também na sociedade, no sentido de termos um maior número de atletas", disse Dilma.
A ministra trata a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro como um marco para o País. "As Olimpíadas têm um significado histórico. No Brasil, é o momento de comemorar o fato de termos deixado de ser o país do futuro para ser o país do presente", declarou.