Washington escapou da multa no São Paulo, mas não do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A partir das 18h (de Brasília) desta quarta-feira, o atacante será julgado e pode ser suspenso de uma a quatro partidas devido à expulsão no empate por 1 x 1 com o Corinthians, em 27 de setembro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No clássico, o camisa 9 entrou no segundo tempo, recebeu cartão amarelo por tirar a camisa ao comemorar seu gol. Já nos minutos finais, um dos artilheiros do Brasileiro de 2008 recebeu o vermelho por exceder nas reclamações com o árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro, do quadro da Fifa.
A diretoria cogitou causar prejuízos no salário do jogador por causa da atitude. Quem interveio foi o técnico Ricardo Gomes, que garantiu poder resolver a situação conversando com o atleta. Mas a reincidência em exclusões no Brasileiro pode custar caro no Tribunal.
Como na oportunidade em que foi expulso contra o Barueri, o centroavante foi incluído no artigo 251 (reclamação com a arbitragem) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Na primeira vez, foi suspenso com um jogo. Agora, pode receber gancho maior e desfalcar o Tricolor na reta final da competição nacional.
De qualquer maneira, a punição, se for confirmada, será válida somente a partir da próxima rodada, quando os atuais vice-líderes enfrentam o Flamengo no Maracanã, às 16h10 (de Brasília). Washington, que já cumpriu suspensão automática contra o Náutico, está livre para encarar o Coritiba às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira.