O Corinthians não ganhou desde que Ronaldo voltou a jogar. A medida de maior impacto que o técnico Mano Menezes tomou para a sua equipe reagir contra o ameaçado Fluminense, às 21h50 desta quarta-feira, no Maracanã, foi afastar o atacante. O título do Campeonato Brasileiro também saiu de pauta.
[SAIBAMAIS]Na décima posição com 38 pontos, o Corinthians está muito distante dos 53 do líder Palmeiras. Até o lanterna Fluminense, com 21, tem mais chances matemáticas de deixar a zona de rebaixamento. "Continuaremos brigando, mas precisamos ser realistas. Devemos aproveitar as próximas rodadas para ajustar a equipe", avisou Mano Menezes.
O comandante corintiano terá muito trabalho pela frente. Seu principal problema está na lateral esquerda. Bastante vaiado na derrota para o Atlético-PR, Marcinho foi sacado do time titular. O paraguaio Balbuena é a nova aposta para o setor, que também já foi ocupado por Marcelo Oliveira e Diego após a saída de André Santos para o Fenerbahce, da Turquia.
O Corinthians entrará em campo com uma nova formação também do meio para frente. Edno ficou abaixo das expectativas de Mano Menezes em sua estreia e acabou barrado pelo argentino Matías Defederico. "Com apenas Dentinho e Jorge Henrique no ataque, ganhamos velocidade. Mas muitas alternativas estão abertas", ressalvou o treinador.
Outras novidades são os retornos do zagueiro William (livre de suspensão) à equipe titular e do meio-campista Edu (recuperado de contusão) ao banco de reservas. "São dois jogadores experientes. É importante contar com eles nesse momento que estamos atravessando", comemorou Mano Menezes.
Do outro lado do campo, no entanto, a situação do Fluminense é ainda pior. Se o Corinthians se sente aliviado por já estar classificado à Copa Libertadores da América de 2010, o Tricolor se complicou ainda mais ao perder por 2 x 0 o clássico com o Flamengo e não pode adiar a sua recuperação.
"Mas insisto que o Fluminense se preocupa apenas com o Corinthians, e não com a tabela. Pois, se precisamos ganhar oito jogos, devemos vencer o primeiro. Essa é a ordem natural das coisas", ensinou o técnico Cuca, que queria problemas ainda maiores para o adversário.
"O Corinthians se torna muito mais perigoso porque terá uma tranquilidade absurda para jogar, sem a pressão de não poder errar. Seria melhor se eles estivessem com o time mais pressionado. De qualquer forma, vivemos uma fase em que não podemos mais pensar em nada que não seja ganhar", acrescentou o treinador do Flu.
Cuca faz mistério em relação ao time que pretende escalar. O zagueiro Gum, que cumpriu suspensão contra o Flamengo, voltará na vaga de Digão. O atacante Alan foi liberado pelo departamento médico e também poderá atuar. A única dúvida está no meio-campo, onde Fabinho corre o risco de perder lugar para o equatoriano Patrício Urrutia.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X CORINTHIANS
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Enio Ferreira de Carvalho e Marrubson Freitas (ambos do DF)
FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Gum, Luiz Alberto e Dieguinho; Fabinho (Patrício Urrutia), Diguinho, Darío Conca e Fábio Neves; Alan e Adeílson
Técnico: Cuca
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Paulo André, William e Balbuena; Marcelo Mattos, Jucilei, Elias e Defederico; Jorge Henrique e Dentinho
Técnico: Mano Menezes