A vitória sobre o Corinthians, no último final de semana, deu o embalo que faltava ao Atlético Paranaense para voltar com moral à Arena da Baixada, onde recebe o Grêmio nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília). Enquanto o Furacão tenta finalmente deixar a incômoda 14ª colocação, o Tricolor espera recuperar os pontos perdidos no empate com o Sport pela última rodada e, assim, se aproximar do grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.
[SAIBAMAIS]O técnico Antônio Lopes, que não escondia a satisfação com a equipe rubro-negra após o triunfo no Pacaembu, terá dois desfalques. O lateral-direito Nei e o zagueiro Manoel receberam o terceiro cartão amarelo e vão cumprir suspensão automática na quarta-feira. Já Márcio Azevedo, com dores lombares, deve ser confirmado apenas momentos antes da partida. Esse também é o caso de Rhodolfo, substituído com dores diante do Timão.
Porém, a principal expectativa está sobre o atacante Alex Mineiro. Recuperado de uma lesão muscular, o jogador tenta reconquistar um lugar entre os titulares para enfrentar o ex-time. A briga pode obrigar o Delegado a mudar novamente o esquema tático para acomodar entre os onze Wesley e Wallyson, que formaram a dupla de ataque na rodada anterior. Do contrário, até mesmo o ídolo atleticano pode ficar sem uma vaga, aguardando no banco de reservas.
Se tiver a chance de atuar, Wallyson promete manter a mesma pegada, embora saiba que a situação muda um pouco dentro de casa pela postura do adversário. "Na quarta-feira, quero ajudar minha equipe e voltar a marcar gols dentro da Arena. Aqui os adversários sempre vêm fechados e por isso precisamos de paciência. O Grêmio é um time forte, mas com o apoio do nosso torcedor temos tudo para sair com a vitória", avaliou o atacante.
O Grêmio tenta recuperar os pontos perdidos em casa diante do Sport. Não bastasse ter empatado no Olímpico com um dos últimos colocados, o Tricolor sofreu três gols. Com o estilo de jogo mais aberto aplicado por Paulo Autuori, o time saiu de campo sem ser vazado somente em seis oportunidades desde que o treinador assumiu.
E é na defesa a única dúvida do treinador para a partida. Rafael Marques e Léo brigam por uma vaga. A certeza está ao lado, na lateral esquerda. Sem sentir mais dores no ombro, Lúcio retoma a titularidade.
"O mais importante agora é buscar os pontos do meio para o final do campeonato. Nesses dois jogos fora teremos resultados positivos. O pensamento é de fazer seis pontos. Tem que pensar em vitórias. Agora é a hora da decisão", comentou o lateral.
Depois de enfrentar o Furacão, o Grêmio terá o Corinthians em São Paulo. Nas duas partidas, o Tricolor não poderá contar com o goleiro Victor, que serve à seleção brasileira. Bons resultados fora de casa, o que pouco ocorreu nesse Campeonato Brasileiro, são considerados fundamentais para o ingresso no G-4. Cinco pontos atrás do Goiás, quarto colocado, somente vitórias como visitante farão a briga por uma vaga à Libertadores virar efetiva.
"Não podemos viver de esperança, temos que viver de realidade. Sabemos que temos condições de fazer jogos, mesmo fora, melhor que o adversário e ganhar", explicou Autuori.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR x GRÊMIO
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 7 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
ATLÉTICO-PR: Galatto; Raul, Chico, Rhodolfo e Márcio Azevedo (Alex Sandro); Valencia, Rafael Miranda, Marcinho e Paulo Baier; Wesley e Alex Mineiro (Wallyson)
Técnico: Antônio Lopes
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Léo (Rafael Marques), Réver e Lúcio; Adilson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Maxi López e Jonas
Técnico: Paulo Autuori