Na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter tenta recomeçar a sua vida. Após deixar o G-4, o clube tem como meta regressar às primeiras posições tendo Mário Sérgio como novo treinador. Nesta quarta, um dia após chegar em Porto Alegre, o técnico terá o desafio de vencer o Náutico, no Beira-Rio. O Timbu quer que, a partir das 21h50 (de Brasília), o estádio colorado veja aumentar a sua crise, já que o torcedor mostrou insatisfação pelo nome escolhido pela direção vermelha.
[SAIBAMAIS]A história de Tite no Inter recebeu um ponto final na segunda-feira. Poucos minutos depois do treinador falar sobre sua saída, a direção colorada escrevia um novo parágrafo, anunciando o nome de Mário Sérgio. "Ele vem para nos ajudar. Ele vai colocar o que tem de melhor à disposição. Vamos ajudá-lo", assegurou o lateral Kléber.
O ex-jogador do clube no fim da década de 70 fala em título, mas sua principal missão é classificar o Inter para a próxima Libertadores. Caso consiga, terá uma pomposa recompensa. Quinto colocado com 44 pontos, o Colorado precisa vencer e torcer para tropeços de Goiás ou de Atlético-MG para voltar a ficar entre os quatro primeiros colocados.
O Vesgo, apelido recebido por Mário na época de jogador por olhar para um lado e tocar a bola para o outro, chegou com a missão de ter um olho clínico e diagnosticar de maneira rápida e precisa os motivos do mau desempenho do Inter. São seis jogos sem vencer, os últimos três sem marcar gols.
"Se eu fizesse mudanças radicais, estaria arriscando muito", explicou o novo comandante. Mesmo assim, sem querer radicalizar, ele terá que mexer bastante no time. Mário não poderá contar com o volante Sandro, que serve a seleção brasileira, além do zagueiro Índio e do atacante Taison, suspensos. Na defesa, Sorondo entra, com o esquema com três zagueiros não sendo descartado.
No meio, D'Alessandro deverá retomar a titularidade. "Ele sabe que não existe mais espaço para o atleta que só joga com a bola no pé. Quando ele não a tiver, vai ter que correr atrás", alertou o treinador. Outro problema está no ataque. Edu faz tratamento para recuperar-se de um desconforto muscular, mas está confirmado para iniciar a partida.
Essa será a terceira vez que os dois times se encontram em 2009. Em todas as outras deu Inter. Os colorados sequer sofreram gols nos 270 minutos anteriores em que dividiram o campo com o Náutico.
"Já perdemos para eles este ano, mas a situação era diferente. O Inter era apontado como o melhor time do Brasil e hoje vem de uma sequência de resultados negativos. Temos que tirar proveito dessa situação, porque com certeza eles jogarão pressionados pela torcida", comentou o goleiro Gledson.
Se o Inter quer entrar no G-4, o Timbu luta para sair da zona de rebaixamento. Região que voltou a ocupar após a última rodada. A lista de desfalques de Geninho é extensa, tendo os atacantes Carlinhos Bala e Tuta, os zagueiros Márcio e Cláudio Luiz, o volante Derley e o meia Aílton.
Com tantos problemas, o treinador optou pelo esquema 3-5-2, promovendo o retorno do zagueiro Negretti, que volta após ficar afastado por quatro meses devido a uma cirurgia no joelho. No meio-campo, Rudinei terá nova oportunidade, enquanto Élton fará companhia a Bruno Mineiro no ataque.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x NÁUTICO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 7 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente(ES)
Assistentes: Antônio Carlos de Oliveira e Marco Antônio Moreira Collodetti (ES)
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Danny Morais e Fabiano Eller; Danilo Silva, Guiñazu, Andrezinho, D'Alessandro e Kleber; Edu e Alecsandro
Técnico: Mário Sérgio
NÁUTICO: Gledson; Negretti, Vágner e Asprilla; Patrick, Nílson, Rudnei, Irênio e Anderson Santana; Bruno Mineiro e Elton
Técnico: Geninho