Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Lusa tenta nova arrancada contra São Caetano em baixa

Portuguesa e São Caetano trocaram posições na Série B do Campeonato Brasileiro. Se, há algumas rodadas, o time paulistano via diminuir drasticamente suas chances de acesso, enquanto o Azulão se postava cada vez mais perto do G4, agora encara o rival em baixa para tentar uma arrancada final rumo à vaga. Para isso, a Lusa recebe o time do ABC Paulista às 21 horas (de Brasília) desta terça-feira, no Estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim.

No Canindé, o acesso havia virado um sonho distante após a derrota para o Brasiliense, na 26; rodada. Porém, com duas vitórias seguidas, o time volta a esquentar a briga pela vaga, diminuindo aos poucos a distância para o G4 - a Lusa está na sexta colocação, com 44 pontos, seis atrás do Ceará, quarto colocado. Assim, tenta consolidar sua arrancada atuando mais uma vez em Mogi Mirim, enquanto ainda cumpre perda de mandos de campo.

"Temos que ter a mesma postura das duas última partidas", avisou o zagueiro Preto Costa, que gostou da atuação do time nas vitórias sobre Bragantino e Fortaleza. "Vamos dar o nosso melhor diante do São Caetano para buscar o resultado. Espero que nós possamos encaixar bem a nossa marcação e buscar a vitória, que é muito importante para a nossa busca pelo acesso", complementou.

Para a partida, o técnico Vagner Benazzi terá a volta do atacante Héverton e do volante Ygor, ausentes na última rodada por suspensão. Por isso, o treinador prefere aguardar até os momentos finais para definir o time titular. "Vamos enfrentar um adversário direto pelo acesso e não descarto a possibilidade de fazer alguma alteração", admitiu o comandante.

Já o São Caetano, apesar de não ter passado uma rodada sequer entre os quatro melhores da Segundona, esteve bem perto de concretizar seu objetivo. No entanto, vive momento de baixa, após tropeçar em duelos diretos contra os atuais integrantes do G4 - vem de derrotas para Vasco, Atlético-GO e Guarani, e empate com Ceará. Em Mogi Mirim, busca iniciar a reação antes que seja tarde demais.

Por isso, novo revés não é um resultado considerado pelo elenco, especialmente porque foi ultrapassado pelo time paulista na última rodada - o Azulão ocupa a 7; colocação, com 41 pontos, três abaixo da Lusa e a nove do G4. Ciente da importância do momento, o técnico Antonio Carlos Zago tem a receita para recuperar o time na Série B.

"Este será nosso último confronto direto. Depois, teremos adversários que estarão no meio ou no final da tabela. As equipes de cima vão se enfrentar ainda. Por isso, temos que ter calma, impor nosso ritmo e aproveitar melhor a finalização", disse o treinador, que terá de assistir ao confronto das tribunas, já que segue suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O auxiliar Wellington de Oliveira ficara na beira do gramado.

O Azulão terá dois desfalques para a partida. O lateral esquerdo Bruno Recife fica fora por pertencer à Portuguesa - uma cláusula contratual impede sua utilização. Já o volante Jairo cumpre suspensão, expulso na derrota para o Atlético-GO. Ademir Sopa e Diogo Orlando deverão ser os respectivos substitutos.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA x MOGI MIRIM

Local: Estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim (SP)
Data: 6 de outubro de 2009, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Assistentes: Luiz Quirino da Costa e Junivan Rodrigues de Souza (ambos de SP)

PORTUGUESA: Muriel; Bruno Rodrigo, Preto Costa e Domingos; Simão, Marco Antônio, Acleisson, Preto (Ygor) e Marco Aurélio; Fellype Gabriel (Rafael Silva) e Zé Carlos
Técnico: Vagner Benazzi

SÃO CAETANO: Luiz; Galiardo, Marcelo Batatais, Douglas e Ademir Sopa; Adriano, Roger, Diogo Orlando, Eduardo Ramos; Xuxa e Washington
Técnico: Antonio Carlos Zago