Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Grêmio vacila demais e cede empate para Sport

Porto Alegre (RS) - O Grêmio esteve à frente no placar por três vezes neste domingo, mas abusou dos erros e permitiu que o Sport conseguisse empatar a partida por 3 a 3. O resultado complica as pretensões do time gaúcho na luta por uma vaga no G-4 e, ainda mais, pelo título do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 40 pontos, enquanto o Sport segue em situação desesperadora - com 24 pontos, ainda permanece na zona de rebaixamento.

Jogando sem o goleiro Victor, lesionado, o Grêmio abriu o marcador logo aos sete minutos com Jonas. O Sport empatou três minutos depois com Vandinho. Antes do final do primeiro tempo, Maxi López colocou o time da casa na frente novamente.

"Nossa equipe tem que ter mais atenção", pediu Jonas na saída para o intervalo, tendo seu discurso endossado por Maxi López. "Temos que matar o jogo o quanto antes".

A preocupação dos jogadores do Grêmio fez sentido logo no início do segundo tempo com o gol de Paulinho. O time da casa ainda fez o terceiro tento com Maxi López (contando com um desvio de Hamilton), mas acabou permitindo a igualdade mais uma vez quando Fininho balançou as redes pelo Sport.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). No mesmo dia, mas às 19h30, o Sport recebe o Santos na Ilha do Retiro.

O jogo: Na expectativa de manter sua hegemonia no estádio Olímpico, onde não perde há mais de um ano, o Grêmio ameaçou logo aos três minutos de jogo com sua dupla de ataque. Jonas achou Maxi López entrando na área e o argentino bateu, mas foi travado por Igor.

A dupla gremista voltaria a aparecer aos sete minutos. Maxi López fez jogada pelo lado esquerdo e cruzou para Jonas, dentro da área, pegar de primeira. Golaço, o 14; tento do atacante na competição.

A alegria da torcida gaúcha, porém, não durou muito. Aos dez minutos, Dutra cobrou escanteio do lado direito, Vandinho se antecipou ao goleiro Marcelo Grohe e cabeceou para deixar tudo igual.

Após empatar a partida, o Sport equilibrou a posse de bola e chegava bem ao ataque, principalmente pelo lado esquerdo com Dutra e Fininho. Contudo, a reação pernambucana foi brecada aos 28 minutos.

Após lançamento, Maxi López ganhou a disputa com Durval (o zagueiro ficou no chão reclamando de falta), cortou para o meio e chutou para o gol. A bola desviou em Igor e encobriu o goleiro Magrão. Grêmio na frente novamente.

O Sport ainda teve duas boas oportunidades para empatar a partida no primeiro tempo, mas Paulinho e Luciano Henrique finalizaram mal. O gol de empate do Leão, porém, sairia logo aos quatro minutos da etapa final.

Vandinho ajeitou para Andrade, que soltou a bomba. O goleiro Marcelo Grohe rebateu e Paulinho tocou para empatar o jogo novamente no Olímpico.

Após mais um vacilo, o Grêmio teve que partir para o ataque novamente. Aos sete minutos, Tcheco chutou colocado, de fora da área, e por muito pouco não mandou no ângulo de Magrão.

Em seguida, Souza cobrou escanteio para área e Vandinho, sozinho na área, colocou a mão na bola. Pênalti para o Grêmio. Tcheco partiu lentamente para cobrança, bateu no canto direito e viu Magrão fazer a defesa.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 x 3 SPORT

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 4 de outubro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Márcio Luiz Augusto (ambos de SP)

Cartões amarelos: Souza e Maxi López (Grêmio); Andrade, Igor, Durval e Dutra (Sport)

GOLS: GRÊMIO: Jonas, aos 7 minutos, e Maxi López, aos 28 minutos do primeiro tempo; Maxi López, aos 14 minutos do segundo tempo
SPORT: Vandinho aos 10 minutos do primeiro tempo; Paulinho, aos 4 minutos, e Fininho, aos 28 minutos do segundo tempo

GRÊMIO:
Marcelo Grohe; Mário Fernandes (William Thiego), Léo, Rever e Bruno Collaço (Lúcio); Adilson (Túlio), Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Maxi López e Jonas
Técnico: Paulo Autuori

SPORT: Magrão; Moacir, Durval, Igor e Dutra; Andrade, Hamilton, Fininho e Luciano Henrique; Vandinho (César) e Paulinho (Eduardo)
Técnico: Péricles Chamusca