Santos (SP) - A poucos minutos do clássico das 16 horas (de Brasília) deste domingo, os cerca de mil palmeirenses que assistirão ao jogo chamaram atenção em uma Vila Belmiro com lugares vazios. A torcida do clube paulistano iniciou uma série de gritos provocativos prontamente abafados pelo sistema de som do estádio, que tocou em alto volume até um samba a favor de Wanderley Luxemburgo.
As torcidas organizadas do Verdão que viajaram até o litoral rumo à arena alvinegra passou a cantar, entre outras provocações, a música "Lê lê lê, lê lê lê, lê lê lê, ô ô ô ô, o Santos é o time da piada, o Santos é o time do meu vô". Os torcedores da equipe praiana olhavam com perplexidade até que o sistema de som entrou em ação.
Entre uma série de músicas de exaltação ao time que já teve Pelé, destacava-se um samba que citava Luxemburgo, que enfrenta seus ex-comandados pela primeira vez desde a demissão em junho. "Vamos subir Santos. Do Luxemburgo não se pode duvidar. Valeu professor", dizia o refrão, responsável por impedir que os palmeirenses fossem ouvidos.
Minutos mais tarde, uma das organizadas do Santos chegou às arquibancadas e ergueu uma faixa de provocação com a frase "SEGUNDO ALGUMAS VEZES, DE SEGUNDA JAMAIS!". Acima destes torcedores, um telão mostrava um vídeo de descontração dos atletas, incluindo entrevistas e imagens de vibração de Domingos e Molina, dois atletas que não estão mais no plantel.
Nos camarotes, um palmeirense despertou a ira dos santistas ao aparecer com a camisa de seu clube e balançou uma bandeira alviverde. Ouviu promessas de que seria agredido ao deixar o local e foi aconselhado pela Polícia Militar a se conter. Perto desta área, torcedores entravam com latas de cerveja - atitude proibida pelo regulamento do Campeonato Brasileiro.
Apesar da troca de insultos, nenhuma confusão foi registrada nos arredores da Vila Belmiro. Em campo, o Santos terá Pará na vaga do volante Emerson - a informação oficial é de que o veterano está lesionado. Já o Palmeiras, sem Pierre e Maurício Ramos, machucados, e Jumar, suspenso, entra em campo com a escalação já divulgada por Muricy Ramalho.