Dois dos 97 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) com direito à voto na primeira rodada da escolha da sede das Olimpíadas de 2016 não conseguiram chegar a Copenhague, onde está sendo realizada a votação nesta sexta-feira.
O jogador de hóquei finlandês Saku Koivu e o dirigente da Guiné, Alpha Ibrahim Diallo, são as ausências confirmadas na Dinamarca. Chicago, Madrid, Tóquio e o Rio de Janeiro lutam pelo direito de sediar o evento esportivo daqui a sete anos.
De acordo com as regras da votação, os membros do COI oriundos dos países na disputa só poderão votar a partir do momento em que tais candidaturas forem eliminadas. Dois brasileiros possuem este privélgio: João Havelange, ex-presidente da Fifa, e Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) da candidatura carioca.
A primeira rodada da votação começará nos próximos minutos: se uma cidade obtiver 50% mais um voto é declarada vitoriosa imediatamente. Enquanto a maioria absoluta não for alcançada, é eliminada a localidade com menos votos.