Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fluminense encerra jejum e avança às quartas da Sul-americana

O Fluminense garantiu sua passagem para as quartas-de-final da Copa Sul-americana ao golear o Alianza Atlético do Peru por 4 a 1, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Agora o Tricolor das Laranjeiras vai enfrentar o Universidad do Chile que despachou o Internacional de Porto Alegre.

Há sete meses que a equipe das Laranjeiras não vencia dois jogos seguidos. E a vitória tricolor acabou facilitada pelo comportamento da equipe peruana que abusou da violência e acabou o jogo com apenas oito jogadores.

O Fluminense volta a jogar neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo no Maracanã.

O jogo

Mal o árbitro deu início ao jogo, o Fluminense partiu para o ataque e logo aos dois minutos após lançamento na área, Digão fez um passe de cabeça para Luiz Alberto que cabeceou para fora. Os tricolores cariocas tentavam pressionar em busca do primeiro gol enquanto o time peruano apenas procurava afastar o perigo da sua área.

[SAIBAMAIS]Aos 12 minutos, o volante Diguinho fez excelente lançamento para Kieza que penetrou pelo meio,tentou deslocar o goleiro peruano mas a bola passou bem perto da trave de Laura. Dois minutos, o volante Fabinho usou a mão para cortar um cruzamento na área tricolor. Pênalti que o árbitro marcou apesar dos protestos dos jogadores da equipe carioca. Valverde cobrou com categoria e abriu o marcador para o Alianza.

O jogador peruano foi comemorar diante da torcida tricolor com atitude provocativa e causou um pequeno tumulto por causa da reação dos jogadores tricolores. Depois de sofrer o gol, o time dirigido por Cuca passou a revelar intranquilidade na troca de passes e só o argentino Conca tentava organizar os ataques da sua equipe.

Aos 26 minutos, o atacante Kieza foi atingido com violência pelo zagueiro Marques e teve que deixar o gramado, sendo substituído por Adeilson. Na cobrança, Alan perdeu a chance de empatar cabeceando fraco e facilitando a defesa de Laura. O Tricolor carioca seguiu sua pressão enquanto a equipe visitante apelava para faltas seguidas. Aos 32 minutos, Marquinho arriscou de fora da área e forçou Laura a uma boa defesa. Logo depois, Adeilson fez boa jogada pela direita masseu cruzamento não encontrou nenhum atacante na área.

Aos 39 minutos, Alan foi derrubado quando tentava penetrar na área. Conca cobrou com muita categoria e colocou no ângulo esquerdo do goleiro peruano, empatando a partida. Logo depois, Luiz Alberto e Valverde se estranharam depois de uma jogada no meio campo e foi expulsos de campo. O Tricolor das Laranjeiras perdeu mais uma chance de marcar, aos 45 minutos, quando Conca cobrou falta e Alan cabeceou por cima do travessão.

O Fluminense voltou com o zagueiro Cássio no lugar de João Paulo e o meia Marquinho foi deslocado para a lateral esquerda. O primeiro momento de perigo foi na área tricolor quando Maraude subiu livre para cabecear e proporcionou uma bela defesa de Rafael. O time visitante continuou fazendo faltas duras para impedir a movimentação do Fluminense.

Aos 13 minutos, Alan foi lançado por Conca, se livrou do goleiro peruano e chutou para desempatar a partida. Aos 15 minutos, Mori que já tinha cartão amarelo, derrubou Conca e acabou recebendo o cartão vermelho. Quatro minutos depois o Alianza teve outro jogador expulso. Farfán derrubou Marquinho e recebeu o segundo cartão amarelo.

Com dois jogadores a mais, o time dirigido por Cuca aumentou a pressão e chegou ao terceiro gol aos 23 minutos. Adeilson tabelou com Dario Conca, entrou na área e chutou para vencer o goleiro do Alianza. Três minutos, Conca fez outro lançamento perfeito, agora para Alan que desperdiçou a chance de marcar o quarto gol chutando nas pernas de Laura.

Inteiramente batido, o Alianza não conseguiu evitar o quarto gol marcado por Adeilson aos 33 minutos depois de troca rápida de passes na entrada da área peruana.

Com a vitória garantida, o time carioca trocou passes e ainda teve a chance de marcar o quinto gol aos 39, mas o chute de Roni foi bem defendido pelo goleiro Laura. E o jogo terminou com a torcida tricolor fazendo festa enquanto o time buscava mais um gol para aumentar a goleada.

Ficha técnica

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1; de outubro de 2009, quinta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Assistentes: Roberto Reta (Argentina) e Ariel Bustos (Argentina)
Público:10.256 pagantes
Cartão Amarelo: Fabinho e Marquinho (F);Farfan, Valverde, Colan, Marquez, Mori e Laura (A)
Cartão Vermelho: Luiz Alberto (F); Valverde, Farfán e Mori (A)

Gols: FLUMINENSE: Conca aos 39 minutos do primeiro tempo; Alan aos 13 minutos e Adeilson aos 23 e 33 minutos do segundo tempo; ALIANZA: Valverde aos 15 minutos do primeiro tempo

FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Luiz Alberto, Digão e João Paulo (Cássio); Fabinho (Roni), Diguinho, Marquinho e Darío Conca; Alan e Kieza (Adeilson)
Técnico: Cuca

ALIANZA: Carlos Laura, Rafael Farfán, Espinoza, Ismael Márquez e Valverde; Peixoto, Colan (Benitez) (Pelaez), Mori e Juan Maraude; Franco (Pedro Silva) e Aponte
Técnico: Teddy Cardama