Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Em Copenhague, paraolímpicos integram lobby por Rio-2016

A comissão brasileira que viajou a Copenhague, na Dinamarca, para participar da cerimônia de votação da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, na qual o Rio de Janeiro é um dos concorrentes, está reforçada por representantes dos paraatletas. Na busca por votos para vencer a disputa com Chiago, Madri e Tóquio, dirigentes do paraatletismo integraram o lobby brasileiro.

Nesta quinta-feira, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, acompanhado de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), se reuniu com o britânico Philip Craven, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), em um hotel da capital dinamarquesa. Craven tem direito a voto na escolha da sede.

[SAIBAMAIS]"Tratamos do que os paraolímpicos têm a ganhar com a realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. Conversamos sobre o crescimento do movimento no Brasil e a importância do nosso trabalho na América do Sul", afirmou Andrew Parsons, que levou ao encontro o nadador Daniel Dias. O mineiro conquistou nove medalhas nas paraolimpíadas de Pequim, em 2008.

"Phil Craven sabe do trabalho que fazemos no país, esteve em 2007 nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro. Tenho certeza que ele se impressionou com o que presidente Lula falou hoje", continuou o dirigente brasileiro, que segue confiante para a escolha da Cidade Maravilhosa, uma das favoritas, junto com Chicago.

"Último dia foi muito proveitoso pela conversa com os membros do COI. Acreditamos que fizemos o melhor, agora é cruzar os dedos", complementou Andrew Parsons. O anúncio da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será feito às 13h30 (de Brasília) desta sexta-feira.