Aliadas daqueles que querem perder peso ou somente manter a saúde, a caminhada e a corrida ganham a cada dia mais adeptos. Seja nas academias, quadras ou nos parques espalhados pela cidade é fácil encontrar pessoas de todas as idades praticando os exercícios. Na esteira ou ao ar livre, as atividades têm muitas vantagens, mas é preciso cuidado. ;Ambas são de esforço repetitivo e exigem cautela para evitar lesões e inflamações musculares, como as tendinites;, alerta a fisiologista do exercício e professora da Universidade de Brasília (UnB) Keila Fontana.
Consideradas atividades distintas pelo professor de educação física do UniCeub Luiz Guilherme Grossi Porto, tanto a corrida quanto a caminhada em esteira ergométrica ou na rua são uma ótima opção para quem quer sair do sedentarismo. ;A recomendação básica da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que se pratique 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana, sendo que esse tempo pode ser distribuído ao longo do dia com, no mínimo, 10 minutos contínuos;, afirma.
De acordo com Luiz Porto, existem variações nos dois ambientes, que oferecem diferentes sobrecargas. ;Quem quer iniciar alguma atividade física, seja ela qual for, deve sempre procurar orientação. Para quem quer se exercitar em ritmo leve a moderado, pode praticar a atividade por iniciativa própria, desde que não tenha restrições;, explica. ;Aqueles que quiserem um programa de exercício com ritmo mais elevado devem procurar orientação de um profissional para evitar acidentes e obter melhor desempenho.;
Keila Fontana lembra que a esteira, por ser um equipamento de fácil manejo, pode ser traiçoeira. ;Apesar de permitir que a atividade seja controlada (duração, intensidade e relevo), é preciso cuidado para evitar exageros que podem resultar em lesões;, diz. ;A corrida e a caminhada na rua, além de serem democráticas e de fácil acesso, não têm rotina, já que se pode mudar o trajeto e o local da prática.;
Outra vantagem da rua é que ao correr ou caminhar, desloca-se ar, o que provoca maior gasto de energia. ;Na esteira, você anda, anda e não sai do lugar. Não existe deslocamento de ar, o que provoca menor gasto energético. Já ao ar livre, queima-se mais calorias, o que, se bem orientado, pode resultar em emagrecimento;, orienta a fisiologista.
Na dúvida se o ritmo do exercício está forte ou moderado, Luiz Porto dá a dica de que o melhor indicativo de intensidade é a conversa. ;Se não conseguir manter a conversa, é sinal de que tem que reduzir o ritmo. Se estiver sozinho, vale cantar uma música também;, sugere.
Para a estudante Camila Araújo, 26 anos, a esteira é a melhor opção. ;Além de me preservar do sol e da poluição, enquanto corro posso ver televisão e programar o meu ritmo.; A mesma opinião tem a professora de educação física Licia Furtado, 26 anos: ;A esteira tem baixo impacto, e com sol ou chuva eu posso correr. Fora que dá para controlar melhor o ritmo e a velocidade;.
Escolha a sua
Algumas vantagens e desvantagens da corrida e da caminhada na esteira e na rua:
Esteira
Vantagens
; É possível fazer a padronização do esforço com o controle da intensidade e da velocidade;
; Não há preocupação com semáforos fechados e multidões;
; A opção de manter um ritmo contínuo permite que o atleta suporte o exercício por mais tempo;
; Permite o monitoramento do desempenho cardiovascular.
Desvantagens
; As pessoas tendem a se desconcentrar, conversam com quem está ao lado, trocam o canal da tevê e, acredite, tropeçam;
; Pode ser entediante se exercitar em lugar fechado e com a mesma paisagem durante toda a atividade.
Rua
Vantagens
; É de graça;
; A resistência oferecida pelo vento ajuda a queimar mais calorias;
; O impacto facilita a absorção do cálcio pelos ossos, enquanto na esteira o benefício não acontece com a mesma intensidade.
Desvantagens
; A falta de monitoramento cardíaco exige que os exames estejam em dia;
; A prática depende da variação do clima.