O Vitória está eliminado da Copa Sul-americana. Nesta quarta-feira, a equipe baiana empatou com o River Plate uruguaio por 1 a 1, no Barradão, mas não avançou à próxima fase, pois foi derrotada na partida de ida por 4 a 1. O gol brasileiro foi marcado por Elkeson, enquanto o tento estrangeiro foi de Córdoba.
O adversário dos uruguaios nas quartas de final da competição é o San Lorenzo, da Argentina, que deixou para trás os peruanos do Cienciano com o placar agregado de 5 a 0: em casa venceu por 3 a 0 e em Cuzco triunfou com dois gols.
[SAIBAMAIS]O jogo
Precisando marcar pelo menos três gols para avançar à próxima fase e jogando em casa, o Vitória não demorou a partir para cima dos uruguaios, mas a torcida presente ao Barradão teve poucos motivos para comemorar. Apesar de jogar com velocidade, apostando sobretudo em Apodi e Neto Berola, os donos da casa não conseguiram transformar em gol o domínio da posse de bola, assim como aconteceu na primeira partida.
Outra semelhança com o primeiro jogo entre as duas equipe foi o descuido dos baianos com a retaguarda. Percebendo isso, o River Plate liberou o brasileiro Andrezinho para puxar os contra-ataques que, se concluídos com sucesso, praticamente encerrariam as pretensões do Vitória. Mesmo com os dois times tendo boas chances de marcar, ambos foram para o vestiário com o zero no marcador.
Na volta do intervalo, o time brasileiro seguiu pressionando, mas esbarrou seguidamente na forte defesa uruguaia. Depois de 15 minutos, o técnico Vagner Mancini fez duas substituições na equipe, com a esperança de que o sangue novo no ataque baiano pudesse levar o time aos gols que precisava.
Assim como esperava o treinador, o Vitória melhorou em campo e passou a oferecer mais perigo ao gol defendido por Dos Santos. Mas os avantes brasileiros tinham tanta dificuldade em superar a zaga uruguaia, que o gol brasileiro só saiu em um tiro de longe de Elkeson, já aos 41 minutos do segundo tempo.
Depois do tento, o time ainda esboçou exercer uma pressão sobre o River Plate, mas deixou espaços para o contra-ataque uruguaio que foi fatal aos 49 minutos, com Córdoba.
Ficha técnica
Vitória (BRA) 1 X 1 River Plate (URU)
Estádio: Barradão de Salvador
Árbitro: Pablo Pozo. Assistentes: Patricio Basualto e Francisco Mondria (trio chileno)
- Gols -
Vitória: Elkeson (86)
River Plate: Jorge Córdoba (90 3)
- Cartões Amarelos -
Vitória: Wallace (65), Vanderson (67), Roger (71), Elkeson (87)
River Plate: Conceição (25)
- Equipes -
Vitória: Gléguer - Apodi, Fábio Ferreira, Wallace, Leandro - Vanderson, Magal (Leandro, 59), Leandro Domingues, Willian (Robert, 70) - Neto Berola (Elkeson, 58) e Roger. DT: Vagner Mancini.
River Plate: Luciano Dos Santos - Diego Sosa, Ronaldo Conceicao, Sergio Bica (Jorge Córdoba, 32) - Luis Torrecilla, Gonzalo Porras, Mario Rizotto, Jorge Rodríguez - Andresinho (William Klingender, 44), Federico Puppo (Juan Manuel Ferrés, 63) e Richard Porta. DT: Juan Ramón Carrasco.