Único nadador de Brasília medalhista masculino em competições de absoluto, Glauber Henrique Silva não fez feio na última prova que participou. No Troféu José Finkel ; 2; etapa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação ;, ele subiu ao pódio três vezes, quando conquistou a prata nos 100m borboleta e o bronze nos 50m costas e no 4 x 100m medley. Com os resultados, o brasiliense de 22 anos garantiu participação na Copa do Mundo em piscina curta, que ocorre em 14 e 15 de novembro, em Berlim, na Alemanha.
Essa será a primeira vez que o nadador candango participará da competição. ;Um dos objetivos que traçamos para o Glauber neste ano era que ele voltasse à Seleção Brasileira. No José Finkel, conseguiu o melhor resultado dos últimos três anos;, contou o treinador do atleta, Fábio Costa.
As inscrições para a Copa do Mundo ainda estão abertas e, portanto, Glauber não sabe quem enfrentará nas piscinas de 25m. Apesar de ser uma competição internacional de altíssimo nível, alguns dos grandes recordistas mundiais, como o norte-americano Michael Phelps, não costumam participar. ;Não é a mesma coisa que uma Olimpíada. Mesmo com o apoio financeiro, com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados, a Fina (Federação Internacional de Natação) ainda não conseguiu mobilizar todos os atletas.;
Depois de três semanas parado, devido a uma pequena cirurgia, Glauber retomou os treinos nesta semana. De acordo com o técnico, os trabalhos nestes dias que antecedem as provas serão específicos. ;Daremos ênfase ao nado submerso. Por se tratar de piscina curta, metade da prova é feita debaixo d;água e exige muita força;, explicou. ;Trabalharemos exaustivamente a virada, porque a musculatura precisa estar preparada, e continuaremos com os trabalhos fora da água, de musculação e na cama elástica.;
Confira videorreportagem com Glauber
O treinamento exigirá de Glauber uma dedicação de seis a sete horas diárias. ;Além do que já estou acostumado a fazer, quero voltar para as aulas de pilates. Quero ficar mais forte, mas também preciso me preocupar com a flexibilidade;, afirmou o nadador. Tanto esforço reflete o objetivo do atleta: ;Vou fazer as provas mais rápidas da natação, que são a minha especialidade. Espero ganhar medalhas e trazer uns dólares também para investir na carreira;.
Provas
Na Copa do Mundo, Glauber vai disputar as seguintes provas: 50m e 100m costas, e 50m e 100m borboleta. Felipe França, Nicholas Santos e Henrique Santos são os outros atletas que fazem parte da Seleção Brasileira e que disputarão medalha com Glauber Silva.