Jornal Correio Braziliense

Superesportes

'Estreante', Jovetic quebra Liverpool e tabu. Lyon goleia.

Logo em sua primeira partida como titular na Copa dos Campeões, o meia-atacante Stevan Jovetic foi responsável por derrubar o Liverpool e o tabu do time inglês, que não sofra gols na Itália há uma década. Com dois gols do montenegrino, os anfitriões superaram os Reds e se reabilitaram na competição.

Após a derrota para o Lyon na primeira rodada, a Fiorentina chega a seus primeiros três pontos com o triunfo no Artemio Franchi, embolando a classificação do Grupo E.

A Viola começou a partida muito melhor, sem dar chances para os visitantes da terra dos Beatles. Sem sequer criar uma chance, o Liverpool tinha mais posse de bola, mas foi para o intervalo tendo apenas chutado uma vez a gol, em uma tentativa de Gerrard de longe, sem perigo.

No primeiro gol italiano, que quebrou o invejável retrospecto dos Reds, que não tomava gols jogando na Itália há dez anos, Jovetic recebeu belo passe de Zanetti em profundidade, no meio da defesa inglesa, e tocou no cantinho de Reina. Apesar dos atletas do Liverpool terem pedido o impedimento, o lateral Insúa dava condição ao montenegrino.

Inspirado, o camisa 8 também foi responsável pelo segundo tento da Viola, ao desviar um forte cruzamento de Vargas e tirar qualquer chance de defesa de Pepe Reina.

Atrás no placar, o Liverpool tentou reagir no segundo tempo, e o técnico Rafa Benítez tirou o lateral Insúa para promover a entrada do meia-atacante Ryan Babel, recuando Fábio Aurélio para a ala e jogando sua equipe para frente. Com o resultado positivo, a Fiorentina recuou para seu campo defensivo, e tratou de tentar responder em contra-ataques.

Benayoun arriscou de longe e obrigou Frey a fazer boa defesa logo no primeiro minuto do segundo tempo, e aos 27, Torres dividiu com Gamberini na área e caiu reclamando de pênalti, mas o juiz nada marcou.

Já aos 43 minutos, Babel cruzou da esquerda e Gerrard cabeceou na saída de Frey, por cobertura, e a bola caprichosamente bateu na rede, por cima do gol, acabando assim com as forças do Liverpool para tentar empatar a partida.

Cirúrgico, Pjanic comanda goleada do Lyon
Juninho Pernambucano já tem um sucessor no Lyon. O bósnio Miralem Pjanic, que assumiu a camisa 8 com a saída do brasileiro, foi crucial para a goleada do Lyon por 4 a 0 sobre o Debrecen, também pelo Grupo E da Champions. Com um gol e duas assistências de bola parada, o meio-campista destruiu a defesa dos húngaros, liderando os lioneses ao triunfo.

Logo no primeiro lance de perigo, o esperto Lyon não perdoou e abriu o placar. Após escanteio batido por Pjanic, Kallstrom não esperou a bola quicar duas vezes e emendou uma pancada de primeira, sem chances para o goleiro Poleksic.

Dez minutos depois, Pjanic voltou a mostrar o motivo de ter herdado a camisa 8, e anotou o segundo tentou do Lyon cobrando com maestria uma falta da esquerda, que foi morrer no ângulo do gol do Debrecen.

Preciso, Pjanic deu mais um passe para o terceiro gol francês, novamente em escanteio. O meio-campista cruzou da esquerda, e Govou se antecipou à defesa para decretar o início da goleada lionesa.

Já na segunda etapa, o Lyon seguiu avassalador. Autor do primeiro gol, desta vez foi a vez de Kallstrom dar a assistência. O camisa 6 lançou Gomis na área, o atacante viu Poleksic se adiantar, tirou a bola do goleiro com um sutil toque de cabeça e bateu para a meta vazia, fazendo um lindo gol.

Com a goleada garantida, o técnico Claude Puel tratou de poupar seus principais jogadores, e tirou Pjanic e Gomis para as entradas de Éderson e do jovem Gonalons. Já sem tanta inspiração, os franceses apenas mantiveram o grande resultado, que lhes valeu a liderança do grupo.