Das seis principais favoritas ao título do Torneio de Tóquio, todas já acabaram derrotadas. Depois das eliminações de Dinara Safina e Venus Williams nesta segunda-feira, as zebras voltaram a passear nesta terça, quando caíram Elena Dementieva, Caroline Wozniacki e Vera Zvonareva. Entre as tenistas mais renomadas, Jelena Jankovic e Maria Sharapova se salvaram, mas a russa, em todo caso, passou por outra pré-classificada: a australiana Samantha Stosur.
Em termos de apelo junto ao público, a nova edição do WTA japonês vem sendo um pesadelo para os organizadores. No domingo passado, as top 11 Flavia Pennetta e Ana Ivanovic foram as primeiras a darem adeus, sendo que na segunda o peso dos nomes aumentou com os reveses de Safina, Venus e Svetlana Kuznetsova.
Nesta segunda, o desempenho ruim continuou, e a maior decepção ficou para Dementieva, que com 11 duplas faltas perdeu para a ucraniana Kateryna Bondarenko 6/2, 6/7 (3-7) e 6/1. "Eu fiz muitos jogos nos Estados Unidos e gostaria de haver tido uma semana a mais sem atuar", lamentou ela, colocando a culpa pela queda no cansaço.
Problemas físicos, aliás, podem também explicar o resultado negativo colecionado por Wozniacki. Vice-campeã do Aberto dos EUA, ela perdia da canadense Aleksandra Wozniak por 5/0 quando abandonou o encontro. "Estive doente por toda a semana. Antes de viajar nem vinha treinando. Hoje (terça) me sentia melhor e tentei jogar", argumentou. Curiosamente, a russa e a dinamarquesa entraram em quadra com um grande retrospecto contra as zebras: jamais haviam perdido em quarto partidas realizadas.
Seguindo o dia de surpresas, a também russa Vera Zvonareva, sétima colocada do ranking, levou uma virada da compatriota Alisa Kleybanova: 3/6, 6/4 e 6/2. A número 29 do planeta enfrenta nas oitavas de final mais uma conterrânea, Maria Sharapova. Para a felicidade da organização do evento, a musa não decepcionou na estreia e arrasou a australiana Samantha Stosur, cabeça-de-chave 12, por 6/0 e 6/1.
Além da antiga melhor do mundo, Jelena Jankovic também se salvou e confirmou as previsões, o que tem sido uma exceção no Japão. Na prática, a sérvia precisou sofrer antes de superar a alemã Sabine Lisicki por 6/3, 4/6 e 6/2. Sua próxima oponente é a russa Elena Vesnina, algoz da italiana Roberta Vinci por 6/1 e 7/6 (8-6).
Confira outros resultados de segunda rodada em Tóquio:
(8) Victoria Azarenka (BLR) v. Zheng Jie (CHN): 6/1 e 6/1
Magdalena Rybarikova (ESL) v. (13) Nadia Petrova (RUS): 6/2 e 6/2
(14) Marion Bartoli (FRA) v. Aravane Rezai (FRA): 6/4 e 6/2
(15) Na Li (CHN) v. Vera Dushevina (RUS): 7/5 e 6/0
Iveta Benesova (TCH) v. Gisela Dulko (ARG): 6/3, 3/6 e 6/4
Lucie Safarova (TCH) v. Peng Shuai (CHN): 6/3, 4/6 e 6/4