Um duelo estratégico pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro será protagonizado por Guarani e São Caetano nesta terça-feira. Às 21 horas (de Brasília), as equipes entram em campo no Anacleto Campanella precisando de mais três pontos para ;anular; a outra na busca por uma das vagas entre os quatro melhores da competição.
[SAIBAMAIS]O Guarani abre a 27; rodada da Série B na vice-liderança, com 49 pontos, enquanto o São Caetano é 6; lugar, com 41. Por isso, vencer fora de casa significa, para o time campineiro, a chance de confirmar o acesso o quanto antes, já que veria o Azulão afundar na busca pelo G4.
O time do ABC Paulista, por sua vez, não pode deixar isso acontecer. Na última rodada, tropeçou contra outro favorito da Série B, o Ceará. O resultado o deixou ainda mais longe da zona de classificação e, para colar de novo nos quatro melhores, o elenco encara a partida dentro de casa como mais uma final.
"Vasco, Guarani e Atlético Goianiense estão se distanciando. Por isso, esta partida contra o Guarani em casa é a mais importante do campeonato. Uma final para nós, que estamos apenas três pontos atrás do quarto, Ceará", analisou o volante Adriano, reforço do técnico Antonio Carlos Zago para o confronto, depois de cumprir suspensão.
A importância de uma vitória ainda reside no fato de o Azulão enfrentar, na sequência, o Atlético-GO, atual terceiro colocado. "Estamos a apenas três pontos do G4. Não podemos nos distanciar, e vencer estas partidas pode nos colocar na briga pelo acesso. Cada vez mais os líderes estão somando pontos. Também precisamos, ainda mais diante de concorrentes diretos", avisou o goleiro Luiz.
Já o Guarani vai muito bem na Série B. Se recuperou da derrota para o líder Vasco em grande estilo, batendo a Ponte Preta no dérbi campineiro. Apesar da boa colocação, o técnico Oswaldo Alvarez exige a mesma postura para o confronto no ABC Paulista. "Tivemos uma decisão no sábado e agora vamos enfrentar o São Caetano com este mesmo sentimento", confirmou o coordenador de futebol alviverde, Wilson Coimbra.
Se, psicologicamente, a vitória sobre seu arquirrival foi muito benéfica para o moral do time, o deixou escangalhado fisicamente. Além do desgaste, o Guarani perdeu seu meio-campo inteiro para essa rodada: Nunes e Walter Minhoca estão fora pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Léo Mineiro e Caíque não atuam por terem sido expulsos.
É hora de testar a composição do elenco alviverde. Assim, Cléber Goiano, Fabinho Romão, Mário Lúcio e Adriano Gabiru serão responsáveis por segurar o rival e sair para o jogo em busca dos gols. Felipe Piovensan também aparece como opção para Vadão, que só deve definir a equipe momentos antes da partida.
FICHA TÉCNICA
SÃO CAETANO x GUARANI
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Data: 29 de setembro de 2009, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Cléber Welington Abade (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Celso Barbosa de Oliveira (ambos de SP)
SÃO CAETANO: Luiz; Nego, Douglas, Marcelo Batatais e Bruno Recife; Adriano, Jairo, Roger e Eduardo Ramos; Xuxa e Washington
Técnico: Antonio Carlos Zago
GUARANI: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Eduardo; Cléber Goiano, Fabinho Romão, Mário Lúcio (Felipe Piovesan) e Adriano Gabiru; Fabinho e Ricardo Xavier
Técnico: Oswaldo Alvarez