Vindo de uma derrota para o Lyon na Copa dos Campeões, a Fiorentina terá um difícil duelo, contra a equipe tecnicamente mais forte do Grupo E, para tentar se recuperar na mais importante competição do Velho Continente. Neste terça-feira, às 15h45 (de Brasília), a Viola receberá o Liverpool no Artemio Franchi, e também terá que superar um grande tabu em Florença.
Isso porque o Liverpool, conhecido por sua sólida defesa, não tomou gols ou foi derrotado na Itália na última década, e coleciona bons resultados, como a conquista da Champions de 2004 sobre o Milan ou, mais recentemente, a vitória por 1 a 0 sobre a Inter na última temporada, em pleno Giuseppe Meazza. Além disso, a última vitória da Fiorentina em casa foi no ano 2000, quando superou o Valencia.
[SAIBAMAIS]Na última rodada, o time de Gerrard, favorito no Grupo E, penou para superar o desconhecido Debrecen por 1 a 0 fora de casa, enquanto a Fiorentina foi derrotado pelo Lyon, com quem teoricamente compete de forma direta pela segunda vaga da chave.
Se no retrospecto a vantagem é plena dos Reds, dentro de campo tudo fica equilibrado. Isso porque enquanto a Fiorentina estará completa para o duelo, e espera conter plenamente o time inglês. "Vimos as últimas partidas do Liverpool e analisamos como eles jogam. Pararemos o ataque deles com muita concentração e equilíbrio tático, e um pouco de sorte, pois se tratam de campeões", afirmou o técnico Cesare Prandelli, que aposta em uma surpresa italiana. "Então, com Mutu, Jovetic e Gilardino como referências ofensivas, e unindo o clube e a torcida, podemos vencer", concluiu.
Além disso, o Liverpool não poderá contar com um dos seus principais jogadores de meio-campo, o volante argentino Mascherano, lesionado. Mesmo assim, o time de Rafa Benítez está otimista, mas demonstra respeito à Fiorentina. "Seria ótimo se conseguíssemos os três pontos em Florença. Mas sabemos que os times italianos são equipes difíceis de se bater", disse o meia- atacante Dirk Kuyt.
Lyon vai contra a zebra húngara
Se a Fiorentina joga no Artemio Franchi, o Lyon tem um adversário tecnicamente muito inferior para derrotar. Também nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), os franceses visitam o Debrecen, na Hungria. No entanto, o jogo promete não ser fácil, uma vez que até o Liverpool teve que suar a camisa para superar os húngaros por magros 1 a 0 no Anfield Road.