O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará esta semana a Copenhague para defender ante o Comitê Olímpico Internacional (COI) a candidatura da cidade de Chicago para os Jogos de 2016, informou uma fonte da Casa Branca.
Obama fará lobby ante o COI antes da votação de 2 de outubro sobre a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, informou a fonte, que pediu anonimato, em uma mudança de ideia, depois que o presidente anunciou que a questão da reforma da saúde impediria sua presença na Dinamarca.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, anunciara na semana passada a viagem de uma equipe do de assessores do presidente à Dinamarca, mas que deixava a oportunidade ao presidente para visitar Copenhague e anunciar ele mismo a candidatura dos Estados Unidos aos Jogos Olímpicos de 2016.
Obama é um ferrenho promotor da candidatura de Chicago, capital do estado de Illinois, que representava como senador antes de ser eleito presidente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o rei Juan Carlos da Espanha e o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama confirmaram presença em Copenhague para defender as candidaturas do Rio de Janeiro, Madri e Tóquio.
Londres foi eleita para receber os Jogos de 2012 em parte pela presença do então primeiro-ministro Tony Blair em Cingapura para defender a candidatura.