Não foi apenas a russa Dinara Safina, líder do ranking mundial, que não foi bem em sua estreia no WTA de Tóquio e acabou eliminada por uma qualifier. Na última partida desta segunda-feira, a norte-americana Venus Williams, cabeça de chave 2 da competição, despediu-se do torneio ao ser derrotada pela pela russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (10-8) e 7/5.
Sofrendo com dores no joelho, Venus iniciou bem a partida e chegou a abrir 3 a 0 de vantagem, mas não teve forças para se manter em alto nível durante todo o confronto, deixando que a russa passasse à frente do placar e fechasse a primeira parcial depois de 50 pontos conquistados.
No segundo set, foi vez da russa abrir vantagem, mas em seguida diminuir o ritmo e ser alcançada pela rival. Só que Pavlyuchenkova soube se recuperar em quadra e não desperdiçou seu segundo match point, vencendo a partida após uma hora e cinqüenta e seis minutos de disputa. Sua próxima adversária é a vencedora do confronto entre as francesas Marion Bartoli e Aravane Rezai.
Outra favorita a cair para uma tenista vindo do qualifying foi a russa Svetlana Kuznetsova, superada pela alemã Andrea Petkovic, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3. A cabeça de chave 5 venceu apenas 30% dos pontos em que precisou jogar com o segundo saque, deixando que sua adversária tivesse 21 chances para quebrar seu serviço. Petkovic pega agora quem se der melhor no encontro de Daniela Hantuchova e Agnieszka Radwanska.