Copenhague ; Ainda faltam seis dias para a votação do COI (Comitê Olímpico Internacional) que decidirá a sede das Olimpíadas de 2016, mas Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, já está em Copenhague para participar da última semana da campanha em favor do Rio de Janeiro. Principal embaixador da candidatura brasileira, o ex-jogador de futebol chegou neste domingo à capital dinamarquesa, onde liderará um grupo de 15 atletas que defenderão a ida do evento à América do Sul pela primeira vez na história.
"Só jogo em time vencedor", declarou Pelé ao desembacar no aeroporto de Copenhague, em que causou comoção posando para fotos e autografando camisas de crianças. Tendo em vista a eleição marcada para a próxima sexta-feira, ele mostrou-se confiante no projeto encabeçado pelo presidente do comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman. "Vim agora dos Estados Unidos e, conversando com muitas pessoas, tenho sentido que o Brasil tem agora sua grande chance. São 500 milhões de sul-americanos esperando pela oportunidade de sediar os Jogos".
Além do astro, até quinta feira mais 11 atletas que fizeram a história do esporte olímpico e paraolímpico do Brasil estarão na Dinamarca para prestigiar a cerimônia na qual também estarão presentes representantes de Tóquio, Chicago e Madri. São eles Adriana Behar, Bernard, Cesar Cielo, Daiane dos Santos, Daniel Dias, Gustavo Kuerten, Hortência, Isabel Swan, Janeth, Roseane Ferreira dos Santos e Torben Grael.
O time ainda ficará completo com três jovens que representam o futuro do esporte nacional: Bárbara Leôncio e Paula Andressa Dias Clementino, do atletismo, e Vitor Hugo Silva Mourao dos Santos, do judô. Campeão da Copa do Mundo de futebol de 1994, o técnico Carlos Alberto Parreira também viajará à Europa e declarará seu apoio à candidatura durante a semana da eleição do COI.