Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Visitante tímido dá ânimo extra ao Botafogo

Adversário de hoje, Vitória tem apenas um triunfo em 12 partidas fora de casa. Alvinegro aproveita a partida para inaugurar a estátua de Nilton Santos, no Engenhão

O cenário é dos melhores. Um estádio novo e uma equipe que recebe em dia, fato raro no Rio de Janeiro. O enredo seria perfeito se não fosse a péssima fase do Botafogo em casa no Brasileiro. Em 11 jogos como mandante, o alvinegro venceu apenas três. A média de público é de 10.235 pagantes, a quarta pior da competição. A última vitória em casa pelo Nacional ; 2 x 1 sobre o Barueri ; foi em 1; de agosto. Para reconquistar a torcida na partida diante do Vitória, hoje, às 18h30, o Glorioso se inspira nos triunfos no Engenhão pela Copa Sul-Americana (3 x 2 no Atlético-PR e 2 x 0 sobre o Emelec).

Entre os jogadores a explicação para um desempenho infinitamente superior na competição internacional é simples: a fórmula de mata-mata obriga a equipe a jogar com mais atenção. ;Temos que pegar o melhor da Sul-Americana e colocar no Brasileiro;, afirma o zagueiro Juninho. Além da chance de voltar a vencer e deixar a zona de rebaixamento (o Botafogo está a um ponto do Náutico, 16;), o atrativo do jogo será a inauguração da estátua de Nilton Santos, um dos maiores ídolos do clube, no setor oeste do Engenhão, às 16h30.

O time do técnico Estevam Soares quer aproveitar o péssimo desempenho do Vitória fora de casa. O rubro-negro tem campanha pífia como visitante. Os baianos venceram apenas uma vez em 12 partidas longe de Salvador. Por isso, a partida de hoje é encarada como decisão em General Severiano. Para o duelo, o técnico não conta com os atacantes André Lima, suspenso, e Reinaldo, com um problema muscular. O mesmo acontece com o meia Renato, desfalque de última hora.

Pantera
Quem volta ao grupo titular é Victor Simões, recuperado de lesão na coxa esquerda. O jogador, destaque do Glorioso no Carioca, tem sido alvo de vaias do torcedor sempre que entra em campo. ;Victor passou por problemas físicos e teve uma queda normal. Mas fez um coletivo com desenvoltura e pode nos ajudar muito;, afirma o treinador. Jobson (ex-Brasiliense), Ricardinho, Laio e Rodrigo Dantas disputam a outra vaga no ataque.

Só faltam 12

Túlio Maravilha segue sua saga rumo ao gol 900. O atacante garantiu a vitória do Botafogo-DF sobre o Cristalina-GO por 2 x 0, em amistoso realizado ontem, no estádio do Cave, no Guará. Agora, segundo as contas do próprio jogador, são 888 gols na carreira e restam 12 para alcançar a marca histórica. Já classificado para a semifinal e de folga na última rodada da primeira fase da segundona candanga, o alvinegro volta a jogar pela competição local apenas em 4 de outubro, contra o Brazsat. A outra semifinal será entre Ceilandense e Unaí.

O adversário
O técnico Vágner Mancini tenta explicar o péssimo retrospecto do Vitória longe do Barradão. ;É natural o jogador se sentir mais confortável em casa, no local onde treina e contando com o apoio da torcida;, afirma o treinador. A única alteração é a entrada do volante Magal no lugar de Uelliton, suspenso.