O lateral esquerdo Juan está recuperado de uma cirurgia no joelho direito e deverá ser relacionado para o jogo deste domingo contra o Internacional. O jogador, porém, não será titular e ficará no banco de reservas. O processo de retorno do atleta ao time, onde brilhou nos últimos anos e se tornou dono da posição, será gradual, conforme explicou nesta sexta-feira o preparador físico Alexandre Sanz, que está cuidando de sua recuperação desde que ele retornou ao departamento médico.
"O Juan começar no banco não é uma questão de não querer arriscar e sim de ter uma coerência no planejamento. Não podemos pular etapas nesta recuperação. O retorno dele tem que ser gradativo. Para entrar no jogo de casa ele precisa estar 100% para dar uma arrancada e fazer uma dividida. O ideal neste momento é ele entrar no decorrer das partidas", disse Alexandre à Rádio Brasil.
O preparador físico explicou ainda a situação do meia Toró, que foi liberado pelo departamento médico no mesmo período em que Juan também recomeçou a trabalhar com a preparação física. O apoiador, no entanto, não tem previsão de retorno ao gramado.
"O Toró tem uma característica genética diferente do Juan. Como o Toró é um atleta de velocidade e de explosão, ele demora um pouco mais para voltar a ter a potência de antes. O Juan também tem velocidade, mas tem um lastro orgânico maior, por uma questão de resistência maior. Não estamos preservando o atleta, pois se fosse uma decisão ele poderia jogar. Mas estamos procurando trabalhar da melhor forma possível", afirmou Alexandre.
Para a partida contra o Internacional, Andrade não poderá contar com o atacante Denis Marques, vetado por conta de uma lesão na coxa direita. Com isso, Zé Roberto, que volta após cumprir suspensão automática, reaparece no setor. O esquema ainda não foi definido. Mas a tendência é o Flamengo ir a campo neste domingo com a seguinte formação: Diego, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Éverton; Aírton, Maldonado, Fierro (David) e Petkovic; Zé Roberto e Adriano.