A seleção brasileira feminina de basquete cumpriu nesta quinta-feira sua primeira meta na Copa América/Pré-Mundial de Cuiabá. Ao vencer a equipe da República Dominicana por 121 x 62, o time chegou aos quatro pontos ganhos no grupo A e garantiu classificação na semifinal da competição.
A cestinha da partida foi a brasileira Franciele, autora de 23 pontos. Helen, com 20 tentos e Alessandra, com 14, também se destacaram. Pelo lado dominicano, Adalgisa Brito marcou os primeiros nove tentos de sua equipe, mas depois diminuiu o ritmo e deixou a liderança da estatística para Sugeiry Monsac, que terminou com 17 pontos.
O jogo começou de maneira franca. Com as duas seleções atuando de forma ofensiva e vacilando na defesa, o primeiro quarto teve 58 pontos marcados, 36 deles para a equipe brasileira. Na segunda parcial, as seleções continuaram investindo bastante no ataque e o Brasil aumentou ainda mais sua vantagem, indo ao intervalo 25 pontos à frente.
Na volta do vestiário, a equipe de Paulo Bassul manteve seu ímpeto ofensivo, mas passou a defender com mais eficiência e não teve problemas para disparar no marcador, chegando a liderar por 43 pontos. O último quarto foi de total tranquilidade para o Brasil. Com a vitória já garantida, Bassul aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, colocar todas as jogadoras em quadra. As reservas não decepcionaram e decretaram o resultado positivo, com 59 tentos de vantagem
O Brasil volta à quadra na sexta-feira para encerrar contra o Canadá sua participação na primeira fase. Com quatro pontos ganhos e já classificadas à semifinal, as duas equipes duelam pela primeira colocação do grupo. A República Dominicana faz contra Porto Rico seu último jogo no torneio.