No judô, o lutador é treinado para manter a disciplina acima de qualquer emoção. Infelizmente, não foi o que aconteceu no último domingo, durante seletiva do DF para o Campeonato Brasileiro Sênior, mês que vem, em Belo Horizonte (MG). As melhores da categoria meio-leve da cidade, Milena Mendes, 17 anos, e Bianca Rodrigues, 19, se desentenderam durante a segunda luta e receberam um hansokumake (1)(desclassificação simultânea).
Segundo Milena, tudo ia bem até que Bianca acertou duas vezes seu joelho esquerdo, recém-recuperado de lesão. "O sangue subiu e nós duas começamos a nos agredir;, conta. Já Bianca diz que, como havia vencido a primeira luta, a adversária já começou a disputa mais agressiva. Para ela, as coisas pioraram quando ela aplicou um golpe que pegou no joelho lesionado de Milena, o esquerdo. ;A minha pegada é de esquerda e a dela também. Fui dar um ashi (catada de perna) e peguei a perna que estava na frente. Não fiz de propósito. Era uma seletiva importante para nós duas e se ela ainda não estava bem, não devia ter participado.;
O diretor de arbitragem, André Mariano, que decretou o hansokumake, explica que a decisão foi tomada com base nas regras do judô, que permitem a desclassificação em caso de atitudes antiesportivas. ;Antes que piorasse, eu dei o hansoku quando ainda estavam na tentativa de agressão. As duas tiveram atitude de indisciplina. Tanto tive razão em desclassificá-las que não houve contestação de nenhum dos técnicos;, salienta.
Para o presidente da Federação Brasiliense de Judô (FBJ), Luiz Romariz, houve ;excesso de vontade; das duas partes em vencer a seletiva. Mas nada justifica a agressividade dentro do dojô. ;O que aconteceu é lamentável, já que são duas excelentes atletas, com o passado imaculado. Irei reunir a diretoria da Federação, as judocas e seus pais e treinadores, ainda nesta semana, para decidirmos se faremos ou não outra seletiva;, revela. De acordo com Romariz, se as duas continuarem se desentendendo, o caso será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva.
Milena garante ter aprendido a lição. E afirma esperar que a punição sirva de exemplo para outros atletas. ;Tomara que tenhamos outra chance. Se tivermos, de qualquer forma o DF estará bem representado no Sênior.;
André Mariano concorda com a judoca e defende a realização de uma nova seletiva: ;O judô não pode ser vítima de atitudes tempestivas dos lutadores. A disciplina no judô é algo muito sério. Acho justo que tenha outra seletiva para que Brasília não fique sem representante. E mais justo ainda que elas tenham atitude de judoca dentro do tatame.;
1 - Infração grave
De acordo com o artigo 27 das regras do judô, o hansokumake é aplicado a qualquer competidor que tenha cometido uma infração grave. Árbitros e árbitros laterais estão autorizados a aplicar penalidades de acordo com a intenção ou situação e no melhor interesse do desporto. As Normas Gerais Para Eventos Nacionais 2009 da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) determinam, na Seção I, Artigo 64, que ;somente o hansokumake disciplinar elimina o atleta da Competição Individual e por equipe, independente da decisão da Comissão Disciplinar;.
A MAIS ANTIGA
A Academia de Judô Miura completou na última terça-feira 45 anos de atividades ininterruptas em Brasília. Instalada atualmente no clube da Associação em Assistência aos Trabalhadores da Educação (Asefe) e comandada por Takeshi Miura, faixa vermelha 9; dan, é a mais antiga da cidade e tornou-se tronco das várias escolas que se desenvolveram no DF. O aniversário será comemorado na sexta-feira, em jantar na sede da Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea).