O embalo adquirido pelo Vélez Sarsfield por eliminar precocemente o Boca Juniors da Copa Sul-americana aumentou ainda mais na noite desta quarta-feira. Atuando em pleno estádio Jose Amalfitani, em Buenos Aires, o atual campeão do Torneio Clausura argentino derrotou no sufoco o Unión Española, do Chile, por 3 x 2, após estar perdendo até os 44 minutos da segunda etapa.
Para avançar à fase seguinte, a equipe do ex-corintiano Sebá Domínguez necessita apenas de um empate no Chile. Em contrapartida, os dois tentos anotados no final complicaram o Unión Española, que necessita de uma vitória simples para seguir vivo na Sul-americna.
Depois de ambas as equipes adotarem um discurso de respeito às vésperas do confronto, os primeiros minutos de partida foram de estudo e análise do adversário. Entretanto, prometendo surpreender na Argentina, o Unión Española chegou com perigo logo aos quatro minutos. O meia Fernando Cordero deu um passe milimétrico para Raúl Estévez, que invadiu a área e ficou à frente de Germán Montoya. Mas, na hora da finalização, o jogador argentino desperdiçou.
Muito confuso dentro de campo, o Vélez buscava se impor dentro de campo na base da vontade. A atitude agressiva dos donos da casa acuou o adversário, que perdeu o ímpeto de contra-atacar em velocidade. Dessa forma, os argentinos conseguiram abrir o placar.
Aos 23, Jonathan Cristaldo fez bela jogada pelo lado direito e cruzou forte à pequena área. A bola encontrou Rodrigo López, que apenas tocou às redes e fez a festa do estádio Jose Amalfitani. Contudo, os mandantes não tiveram muito tempo para comemorarem a vantagem adquirida no marcador. Na base da velocidade, o Unión Española chegou à igualdade dez minutos depois.
Em contra-ataque muito rápido, 'Pipa' Estévez descolou um excelente passe em profundidade para David Ramírez. O jogador da equipe chilena chutou de primeira e marcou um belo gol para igualar o marcador no primeiro confronto pelas oitavas de final.
O Vélez retornou à segunda etapa mais organizado dentro de campo e quase passou à frente no marcador com três minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés do lateral direito Walter Ponce. O jogador argentino arriscou de fora da área, mas o goleiro Luís Marín se esticou todo e espalmou para escanteio.
Entretanto, a velocidade do Unión Española novamente surpreendeu os donos da casa. Depois de outra cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés de David Ramírez. O camisa 10 da equipe chilena dominou a bola à frente da sua grande área e deu uma grande arrancada, na intermediária do Vélez, o meia deixou 'Pipa' Estévez na cara do gol. Com categoria, o atacante argentino cortou o zagueiro e tocou por debaixo de Montoya para virar o confronto.
A surpreendente vantagem conquistada pelo Unión Española obrigou os donos da casa a pressionarem de forma desordenada o adversário até o final da partida. No entanto, o bom posicionamento defensivo da equipe de Luis Hernán Carvallo impediu qualquer investida maior do Vélez Sarsfield, até os 44 minutos da etapa final.
Em um lance de muito azar dos chilenos, os argentinos conquistaram um empate inesperado. Aos 45 minutos, o zagueiro Nicolas Otamendi, da seleção argentina, aproveitou cruzamento da direita e desviou de cabeça. A bola pegou na trave e veio no corpo do defensor chileno Diego Rosende, entrando nas redes do Unión Española e igualando o marcador.
Porém, a surpresa maior ocorreu aos 48 minutos. Quando o placar em Buenos Aires parecia definido, o Vélez conquistou uma vitória heróica. Depois de outro cruzamento, Rolando Zárate aproveitou o único descuido da defesa chilena e, à frente de Marín, desviou de cabeça para garantir um triunfo histórico para o atual campeão do Clausura.