Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Como nascem os craques do Peixe

Peneira do Santos atrai adolescentes que buscam realizar o sonho de jogar futebol profissionalmente

Hiago do Nascimento chegou ontem ao campo do Defelê, na Vila Planalto, às 13h, com uma hora de antecedência. Acompanhado pelos pais, ele era só nervosismo antes da peneira promovida pelo Santos, organizada para garimpar talentos da capital para integrar as categorias de base do alvinegro praiano. O atacante de 17 anos andava de um lado para o outro, inquieto, mordendo os lábios e franzindo a testa. Sabe que as oportunidades para a sua idade são menores. E só vão diminuir com o passar do tempo.

Ele e outros 150 garotos, de 9 a 17 anos, tiveram 40 minutos para tentar chamar a atenção do olheiro do Santos, o ex-jogador da Seleção Brasileira Lima. O ;Curinga da Vila;, como era chamado pela desenvoltura que demonstrava por atuar em várias posições, explica os fundamentos que são observados: ;Eu presto muita atenção ao domínio de bola, passe, condição física e, principalmente, ao temperamento;. O tempo, ainda que curto, é considerado suficiente para avaliar o potencial dos meninos. ;Fazemos peneiras restritas aos quadros das nossas escolinhas. Eles já jogam juntos há um tempo e, por isso, têm entrosamento;, comenta Lima.

Esse, no entanto, não é o caso de Hiago. Ele recebeu o convite para o teste depois de ser observado atuando pela seleção de São Sebastião, cidade onde mora. ;Estou muito nervoso, principalmente pelo fato de não conhecer quase ninguém que está aqui. Foi difícil conseguir dormir ontem (segunda-feira), mas espero fazer um bom trabalho;, avaliou, antes de ir para o gramado. Os pais, Marco e Antônia, estavam tão nervosos quanto o filho. ;É o sonho dele. Só temos que o apoiar;, disse o patriarca. A mãe ainda comentou que futebol é a única coisa que o filho adora fazer. ;Na escola, ele é mais ou menos. Não por falta de inteligência, mas porque se dedica mais ao futebol. Já reprovou duas vezes.;

Suspense
Quando a peneira começou, o nervosismo foi substituído pela concentração. Veloz, Hiago se movimentou pelo ataque com segurança. Deu passes bonitos e fez um dos gols do seu time. Gostou da própria atuação. E melhor: impressionou Lima. ;Ele teve uma bela movimentação;, disse o ex-craque, sem revelar se o garoto passou ou não.

O resultado do teste só sai na próxima terça-feira, e as famílias serão comunicadas por carta. Mas, em sua prancheta, o professor Lima já tem assinalados quais nomes estarão em Santos nos próximos meses, para um novo teste. Desta vez, a avaliação ficará a cargo dos treinadores de cada categoria. Quem for mais uma vez aprovado fará parte das categorias de base do Santos, com direito a alojamento, comida e uma bolsa mensal, além de ficar mais próximo do sonho de ser um profissional.