Em junho passado, a Fota (Associação de Times da Fórmula 1) concordou em descartar a utilização do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) porque criava custos altos e extras na categoria. Desde então, porém, a tecnologia tem se mostrado muito útil e até a Williams já está planejando instalá-lo para 2010, o que romperia o pacto firmado pelas equipes.
Após a polêmica em que se envolveu ao permanecer ao lado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) quando havia dúvidas sobre a realização do próximo Mundial da Fórmula 1, a Williams acabou exclusa da Fota, retornando, junto à Force India, no início de setembro.
Porém, o diretor de engenharia dos ingleses, Patrick Head, mostrou nesta terça-feira que suas ideias seguem em desacordo com as da demais equipes. "O KERS é um passo positivo para o esporte e está presente no regulamento do ano que vem, então vamos continuar desenvolvendo o nosso sistema", afirmou.
Para contornar as desavenças com a Fota, Head revelou que pretende resolver o assunto nas próximas semanas: "Acho que essa posição é errada. Temos responsabilidades com os times, mas esperamos debater mais para chegar a um novo acordo".
Chefe esportivo da Mercedes, parceira da McLaren, Norbert Haug garantida na semana passada que a entidade presidida por Luca di Montezemolo não mudará a decisão de barrar o KERS, ainda que a escuderia de Woking venha sendo uma das principais beneficiárias do sistema. "Deveríamos provavelmente ser os promotores do sistema, mas queremos poupar dinheiro", avaliou o alemão.